A doença periodontal (D.P.) – doença da gengiva e osso – envolve a perda das estruturas de suporte do dente e está presente em 75% dos pacientes diabéticos. Por isso, segundo a odontóloga do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia – Cedeba – Livia Lopes, é muito importante ensinar o paciente a reconhecer os sinais e sintomas da doença para o adequado tratamento e prevenção de complicações futuras.
Na terça-feira (1º de abril) a odontóloga estará multiplicando a experiência do Cedeba para os trabalhadores do SUS que cuidam dos diabéticos na rede básica de saúde, com a palestra Diabetes X Doença Periodontal. A palestra, das 9 às 11h30, dá sequência às sessões mensais de atualização em diabetes que o Cedeba realiza pro meio da Coordenação de Educação e Apoio à Rede (Codar), no auditório do Centro de Atenção à Saúde Professor José Maria de Magalhães Netto (CAS).
O trabalho educativo desenvolvido pelo Cedeba na assistência odontológica procura motivar os pacientes sobre a importância da higiene oral, aliada no controle da glicemia e melhoria da qualidade de vida. Além das ações de prevenção, o setor de Odontologia do Cedeba faz atendimento ambulatorial, como raspagens e alisamentos radiculares.
As sessões de atualização em diabetes, direcionadas para os trabalhadores do SUS, incluem também os estudantes de ensino superior, tendo por objetivo a atualização quanto ao manejo clínico em diabetes e práticas educativas, buscando a melhoria do cuidado prestado ao diabetes, voltada ao auto cuidado.
Fonte: Ascom Cedeba
/cedeba/sessão odontologia