Notícias /

Pé diabético será discutido terça-feira na sessão de atualização do Cedeba

29/04/2014 14:41

Uma das complicações mais graves do diabetes sem controle é o pé diabético, problema que começa com as ulcerações e pode levar a amputações, reduzindo a qualidade de vida. “Os Cuidados na Prevenção e Tratamento do Pé Diabético” é o tema da sessão de atualização em diabetes, na próxima terça – feira (6 de maio), a partir das 9 horas, no auditório do Centro de Atenção à Saúde Professor José Maria de Magalhães Netto.

A sessão, realização mensal – sempre na primeira terça-feira do mês – do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), por meio da Coordenação de Educação e Apoio à Rede (CODAR), terá como palestrante o angiologista do Cedeba, Cícero Fidélis. Ele estará apresentando para os trabalhadores do SUS, da Atenção Básica (capital e interior) que cuidam de pacientes com diabetes, os cuidados que devem ser observados na prevenção e tratamento do pé diabético. A sessão também é aberta a estudantes.

Segundo a coordenadora da Codar do Cedeba, Graça Velanes, o paciente diabético precisa ter cuidados com os pés ao cortar as unhas, hidratar os pés e escolher meias e calçados. Esses e outros cuidados integram o impresso “O Pé do Diabético”, produzido pelo Cedeba, e que é reproduzido pelos municípios para o trabalho de educação dos pacientes.

A cartilha, com texto simples e rica em ilustrações, começa ensinando a necessidade de o diabético examinar os pés todos os dias para verificar a presença de bolhas, calos, rachaduras ou pele seca. A hidratação é muito importante, segundo explicou Graça Velanes. Deve ser feita à noite e preferencialmente com creme, vaselina ou glicerina, mas não se deve passar entre os dedos.

A escolha da meia também é muito importante: deve ser em algodão, sem costuras e sem elástico e deve ser trocada todos os dias. O paciente diabético deve usar sapatos confortáveis, evitando os de plásticos e de tira entre os dedos ou peças de metal em contato com a pele.

O cigarro, por prejudicar a circulação, também está contra indicado para o diabético. Não usar sapatos apertados de bico fino e de salto alto é outra recomendação para a saúde dos pés do diabético que, também, não pode usar produto químico ou esparadrapos nos pés. O corte da unhas deve ser feito em linha reta, nunca nos cantos. Em seguida, passar a lixa nas unhas. Na sola dos pés, a bucha vegetal é a mais indicada.

A.M.V. Mtb 694/Ba
Cedeba/pé

Notícias relacionadas