Os municípios já estão se preparando para a 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (4ª CEST Bahia). Nos meses de maio e junho, cinco macrorregionais realizam suas conferências municipais para participarem do encontro, que será em Salvador, no período de 23 a 25 de julho. A etapa nacional está marcada para Brasília, de 10 a 134 de novembro.
Das cinco macrorregiões programadas para o mês de maio, a macrorregional Nordeste/ Alagoinhas já foi concluída, a Extremo Sul /Teixeira de Freitas iniciou ontem (14) e finaliza hoje (15 de maio). A Oeste/Barreiras realiza hoje e amanhã (15 e 16). Estas etapas contam com a participação de delegados dos municípios pertencentes a estas regiões, que discutem os quatro subeixos e constroem propostas para a macrorrregião, estado e união.
A 4ª CEST BA tem por objetivo propor a efetivação da Política Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no SUS, tendo como eixo principal a “Implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNST) no Estado da Bahia”.
Nas conferências macrorregionais participam delegados escolhidos em reuniões ampliadas dos Conselhos Municipais de Saúde com representações sociais e de trabalhadores de cada município, distribuídos pelos segmentos de representação do SUS: usuários, trabalhadores de saúde e gestores/prestadores, além de convidados.
Os participantes (delegados e convidados) distribuídos em grupos de trabalho discutirão e apresentarão propostas para os quatro subeixos da conferência: O Desenvolvimento socioeconômico e seus reflexos na saúde do trabalhador e da trabalhadora nas regiões de saúde; Fortalecimento da participação dos trabalhadores e das trabalhadoras, da comunidade e do controle social nas ações de saúde; Efetivação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, considerando os princípios da integralidade e intersetorialidade nas três esferas de governo; Financiamento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora nos municípios, Estados e União.
As propostas aprovadas na plenária final das macrorregionais serão encaminhadas, em forma de relatório, para a coordenação da conferência, e subsidiarão a Etapa Estadual da 4ª CEST.
Fonte: Cesat
/cesat/etapas