Com o tema “Vasectomia, a escolha é sua”, ocorre nos dias 05, 06 e 07 de junho, o início do projeto piloto do Programa Estadual de Apoio ao Planejamento Familiar no município de Camacan, extremo sul da Bahia.
O programa, iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado, tem a capacidade de realizar 20 cirurgias/dia, a bordo de uma Unidade de Serviço Móvel de Saúde com equipe composta por um médico urologista ou cirurgião geral, enfermeiro e motorista, que ficará estacionada ao lado da Unidade de Saúde da Família Manoel Rodrigues, Centro de Camacan. O projeto é coordenado pela Diretoria de Projetos Estratégicos (Dipro/Sesab).
Para a cirurgia são necessários 60 dias de prazo entre a aceitação e a realização do procedimento. O acompanhamento do paciente é realizado pela Secretaria de Saúde Municipal, com exames pré-operatórios e assistência após a cirurgia. A permanência da Unidade Móvel em cada município será proporcional ao número de inscritos e a capacidade de realização das intervenções.
Rapidez – Ter a partir de 2 filhos, idade entre 25 e 44 anos e o consentimento do casal estão entre os principais critérios para se habilitar à cirurgia.
A vasectomia é um procedimento cirúrgico simples que interrompe a passagem dos espermatozoides do saco escrotal para o líquido ejaculado. A rapidez é a marca do procedimento, que pode ser realizado em ambulatório, sem necessidade de centro cirúrgico. O procedimento é indicado como opção de planejamento familiar, quando a família já está constituída e não existe o desejo de ter mais filhos.
A.S – DRT-BA – 3509
Ascom Sesab
/saúde em movimento/vasectomia