Iniciada em outubro de 2009, a estratégia itinerante Saúde em Movimento, iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado, está prestes a atingir a marca de 140 mil cirurgias de catarata e 400 mil consultas oftalmológicas. Já foram 70 etapas concluídas e três estão em andamento: Alagoinhas, que segue até o dia 31 de maio, Ilhéus e Brumado, onde os atendimentos seguirão até o próximo dia 6 de junho.
No município de Brumado, onde o secretário da Saúde do Estado, Washington Couto, acompanhou as atividades do programa, que tem a estrutura está montada no Ginásio Poliesportivo Municipal. A expectativa é que na cidade sejam realizadas 2.500 cirurgias de catarata e 7 mil consultas oftalmológicas.
O secretário Washington Couto conta que o modelo do Saúde em Movimento já serviu de modelos para outros estados como Acre, Pará e Minas Gerais, além de Brasília. “É um projeto que dá resolução imediata ao problema da catarata. A cirurgia dura por volta de cinco minutos e a pessoa já sai enxergando”, explicou ele. “Os números são grandiosos, mas o que mais importa é a alegria devolvida a cada um que consegue voltar a fazer suas atividades”, completou o Secretário.
Uma das beneficiadas pelo Saúde em Movimento foi a dona de casa Jovelina dos Santos, 73 anos. Ela disse que já são dois anos com dificuldade de enxergar e ficou sabendo do programa por um agente comunitário de saúde. “Tenho um bisneto de 1 ano que nem consegui conhecer direito ainda, mas depois da cirurgia vai ser uma felicidade para mim poder vê-lo”, afirmou ela.
L.R. DRT 2.600/Ba
Saude em movimento/Brumado2