Notícias /

Seminário aborda saúde do viajante em grandes eventos na Bahia

30/05/2014 17:03

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), em parceria com a Associação Brasileira de Imunizações (SBIM) promoveu na manhã desta sexta-feira (30), o Seminário Saúde do Viajante, no Hotel Fiesta, em Salvador.

O encontro, aberto pelo chefe de gabinete da Sesab, Paulo Barbosa, que representou o secretário da Saúde do Estado, Washington Couto,  teve o objetivo de fornecer aos profissionais, conceitos básicos, protocolos e orientações sobre a saúde do viajante, principais vacinas, proteção ao pessoal receptivo em terra, promover a compreensão da importância da saúde desse público e das situações de risco ou emergenciais que podem ocorrer nesse período em que se realiza um grande evento de massa, com visibilidade internacional.

De acordo com Paulo Barbosa, a melhoria e reestruturação de toda a rede de atenção emergencial do estado é o principal benefício que ficará após a realização dos jogos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014. “Em um momento em que se fala sobre os legados da Copa do Mundo de futebol, temos a certeza de que sairemos deste evento de grandes proporções muito mais fortalecidos para lidar com quaisquer situações relacionadas à prevenção e resolução de problemas oriundos de um evento de massa”, disse Barbosa.

Plano de Contingenciamento – A superintendente de Vigilância e Proteção à Saúde, Alcina Andrade ressaltou que o maior desafio foi preparar o sistema de saúde para perceber a mudança no padrão de disseminação de doenças. “Nós já estamos trabalhando há três anos no Plano de Contingenciamento para este evento mundial. Para isso, testamos a organização deste plano durante a Copa das Confederações, que aprimoramos para execução na Copa do Mundo”, explicou a superintendente.

A Bahia é um estado de grande diversidade cultural, com atividades turísticas durante todo o ano, onde existe a mobilidade de um grande contingente de pessoas do Brasil e de várias partes do mundo, o que pode influenciar para o aumento dos fatores de risco à saúde da população, como a disseminação de doenças, acidentes e traumas, situações mais frequentes em eventos de massa. “Como recebemos muitos turistas o ano  todo, não podemos pensar apenas na Copa. A Bahia é a porta de entrada para o Nordeste, então a saúde do viajante tem o objetivo de manter o turista são em nosso estado e prevenir para que ele não traga doenças na bagagem”, afirmou Juarez Dias, da Coordenação Estadual de Emergência em Saúde (Cevesp).

Prevenção – A sala ficou repleta de profissionais de saúde, atentos a todos os protocolos pautados no encontro. Para a enfermeira Haideê Cruz, coordenadora do setor de vigilância epidemiológica do Hospital Geral do Estado (HGE), o evento teve grande importância. “Só agrega, por conta das informações relativas à prevenção das doenças, acolhimento ao viajante e prevenção do profissional de saúde”, afirmou. Já a enfermeira Clarice Miranda demonstrou interesse pelas informações e particularidades relativas ao cuidado e abordagem a todos que participarão deste evento.

Também participaram ativamente do encontro, Jacy Andrade (UFBA), Flávia Bravo (RJ) e Mônica Levi (SP) representando a SBIM.

A.S. – DRT-BA – 3509
/vigisanit/copa viajante