Notícias /

Lançada em Salvador campanha global de conscientização e prevenção ao HIV

09/06/2014 19:27

Brasileiros e estrangeiros que estiverem nas cidades-sede durante os jogos da Copa do Mundo terão acesso a preservativos e testes de HIV, ações que fazem parte da campanha global “Proteja o Gol, nesta partida não deixe a Aids marcar”, com foco na prevenção à Aids e a outras doenças sexualmente transmissíveis. Em Salvador, a campanha foi lançada nesta segunda-feira (9), no Teatro Castro Alves, com a presença do governador Jaques Wagner, do ministro da Saúde, Arthur Chioro, e representantes das Nações Unidas.

“Fazer a campanha durante a Copa do Mundo chama mais atenção para que, principalmente, os jovens se conscientizem sobre a importância da prevenção. Fazemos uma ação de prevenção todos os anos, durante o carnaval, que tem tido resultados positivos. Na Copa, a visibilidade para este tipo de ação é mundial”, afirmou o governador.

Lançada pelo Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV/AIDS (UNAIDS), em parceria com o Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA), Ministério da Saúde, Governo da Bahia e Prefeitura de Salvador, a campanha vai distribuir dois milhões de camisinhas nas 12 cidades-sede do Mundial, acompanhadas de panfletos com mensagens de prevenção. Além disso, a ação prevê a realização de 40 mil testes de HIV, no período do evento esportivo, que serão realizados em unidades móveis, disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, em locais próximos aos estádios e da Fan Fest, que, em Salvador, acontecerá, no Farol da Barra.

Proteja o Gol

A campanha tem por objetivo aumentar a consciência sobre o HIV e mobilizar os jovens a se comprometer a favor da prevenção. Globalmente, cerca de 4,6 milhões de jovens (15-24 anos de idade) vivem com o HIV e cerca de 2.300 jovens são infectados a cada dia. Na Bahia, também, serão envolvidos os municípios de Mata de São João, Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália, cidade onde seleções estarão sediadas durante a Copa do Mundo.

Secom
CE-DST-Aids/proteja o gol