“Uma alegria sem tamanho”. Assim definiu N.T.C.S., mãe do paciente I.T.B., de dois anos e seis meses, internado há um ano e sete meses no Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, a saída de seu filho da UTI pediátrica, pela primeira vez, para passear na área externa do hospital. Durante o passeio, a criança contou com o acompanhamento de duas fisioterapeutas e uma técnica de enfermagem.
O paciente foi admitido no HEC em 1º de dezembro de 2012, na UTI Pediátrica A (de maior complexidade), após ser transferido de um hospital em Porto Seguro por falta de suporte local para o seu atendimento. Chegou apresentando um quadro de insuficiência respiratória crônica e histórico de evisceração por gastrostomia. Atualmente mantêm quadro estável, porém, dependendo de ventilação mecânica para respirar e sonda nasoenteral. No dia 19 de novembro de 2013, foi transferido para a UTI B, de menor complexidade, e lá permanece até o momento, ainda sem previsão de alta.
A mãe considera a iniciativa muito boa por parte da equipe do HEC. “Meu filho não anda, não fala e nunca se alimentou pela boca. Então ver que ele se sentiu bem ao sair para passear foi uma alegria sem tamanho. Somos de Porto Seguro, eu e meu esposo tivemos que vir pra cá por causa dele, que é o nosso único filho. Então abrimos mão de toda a nossa vida, da nossa família para cuidar dele, revezamos 24 horas por dia. Somos muito bem tratados aqui no HEC, gosto muito da equipe e fico muito feliz com o tratamento que meu filho recebe. Aqui não falta nada pra ele! A equipe do hospital é a nossa segunda família”, declara a mãe da criança.
Ascom HEC
/hec/criança passeia