No encerramento da 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, na sexta-feira, 25, no Fiesta Hotel da Bahia, em Salvador, foram homologadas 12 propostas e eleitos 64 delegados que vão representar a Bahia na etapa nacional.
A diretora de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (Divast), Letícia Nobre, no seu discurso lembrou aos delegados que na plenária nacional, que ocorrerá entre os dias 10 e 13 de novembro, em Brasília, terão que se unir ”pois vão defender as políticas públicas para serem implementadas em todo o Estado”. Ela acrescentou que nas etapas regionais da 4ª CEST os delegados lutavam por ações que atendessem as necessidades dos seus municípios.
Letícia Nobre explicou ainda que dos 64 delegados, 32 são representantes do segmento dos usuários, 16 representantes dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde e 16 representantes dos gestores e prestadores.
De acordo com a diretora, o evento surpreendeu positivamente e foram homologadas propostas que contemplam os quatro eixos discutidos durante as etapas regionais da 4ª CEST: desenvolvimento socioeconômico e seus reflexos na saúde do trabalhador e da trabalhadora nas regiões de saúde e no estado da Bahia; fortalecimento da participação dos trabalhadores e das trabalhadoras, da comunidade e do controle social nas ações de saúde; efetivação e financiamento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, considerando os princípios da integralidade e intersetorialidade nas três esferas de governo.
A 4ª CEST realizou conferências em nove macrorregiões, contemplando 338 municípios de onde saíram 259 delegados, que participaram da etapa estadual, realizada em Salvador nos dias 23, 24 e 25 de julho. Esta fase reuniu representantes do poder público, gestores, sindicatos, sociedade civil e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).