Com histórico de câncer na família, a moradora do bairro Fazenda Coutos, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, Hildete Cerqueira, 68 anos, já estava há cinco anos sem realizar o exame de mamografia. Nesta terça-feira, 16 de setembro, a dona de casa foi uma das 200 mulheres atendidas em mais uma etapa do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), realizada desta vez em parceria com a Polícia Militar da Bahia. A ação teve início no dia 11 e segue até 30 de setembro, das 7h às 18h, na Vila Militar do Bonfim.
“Minha irmã sofreu com câncer de pele e faleceu. Por isso quando ouvi em um programa de rádio sobre estes exames de mamografia, corri para agendar o atendimento na Base Comunitária de Segurança do bairro onde moro e estou muito satisfeita com o resultado, pois já tinha cinco anos desde meu último exame”, afirmou, emocionada, dona Hildete.
A previsão é que sejam realizados 5.600 exames, com a capacidade de atender 280 mulheres por dia, além dos casos em que forem necessários exames mais detalhados, como ultrassonografia e biópsia.
“Este é o maior programa de Rastreamento de Câncer de Mama do País. E o Governo do Estado, em parceria com o Ministério da Saúde prioriza o investimento nessas ações, pois a saúde é nosso maior bem”, avaliou o superintendente de Gestão dos Sistemas de Regulação da Atenção à Saúde, Andrés Alonso.
Moradora do bairro de Paripe, Madalena Oliveira fez a mamografia após três anos sem realizar o exame. “Fiz o cadastro na Base de Fazenda Coutos, cheguei cedo aqui hoje e fui muito bem atendida”, ressaltou a dona de casa.
Quantitativo de casos novos
De acordo com a diretora de Projetos Estratégicos da Sesab, Maria Cecília Fiais, a população de Salvador concentra 37% do quantitativo de casos novos estimado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), para 2014. “Nesta ação temos 20 dias ininterruptos de atendimento, contando com o importante apoio da Polícia Militar, com a estrutura da Vila Militar e das Bases de Segurança”, explicou a diretora.
Desde 2011, a Sesab desenvolve o Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama – Estratégia Itinerante, contribuindo com a identificação precoce, o diagnóstico e encaminhamento para tratamento das mulheres com diagnóstico positivo para esta patologia. No período de outubro de 2011 a junho de 2014 foram realizadas mais de 170 mil mamografias, em mais de 275 municípios do interior do Estado.
Na Bahia o número de mulheres na faixa etária de maior risco (50 a 69 anos), é de 1.050.783 e em Salvador a população na faixa etária de 50 a 69 anos é de 231.610. (estimativa IBGE 2012). Dados do INCA apontam para 2014 a estimativa de 2.560 casos novos de Câncer de Mama para a Bahia.
A.S DRT 3509-Ba