Acontece nesta segunda-feira (13), das 8h30 às 17h30, no auditório JJ Calmon de Passos, do Ministério Público do Estado da Bahia (bairro de Nazaré), o I Fórum Estadual em Avaliação de Tecnologias em Saúde. Promovido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através da Superintendência de Assistência Farmacêutica, Ciência e tecnologias em Saúde (Saftec), o encontro tem por objetivo conhecer os instrumentos do processo de avaliação de tecnologias em saúde, sua importância e aplicabilidade no contexto SUS.
O fórum é direcionado aos gestores do SUS, profissionais de saúde e operadores de Direito que atuam na pasta Saúde e as inscrições podem ser feitas através do e-mail sesab.cocit@saude.ba.gov.br ou através dos telefones (71) 3115-8320 e 3115-4247.
O ATS – Avaliação de Tecnologias em Saúde – é um conjunto de métodos de pesquisa, usado para verificar se uma determinada tecnologia da saúde (como um medicamento, um dispositivo, prótese, um novo tipo de cirurgia, um exame diagnóstico mais avançado ou a implementação de um novo modelo de unidade assistencial) é segura, eficaz e economicamente viável em comparação a outras alternativas de tratamento.
Programação
O encontro será aberto às 8h30, com uma mesa redonda sobre “A Política Nacional de Gestão de Tecnologias em Saúde: do normativo ao efetivo”, com Jorge Barreto, do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Luís Eugênio Portela, do Instituto de Saúde Coletiva e Maridete Cunha, diretora de Ciência e Tecnologia, da Sesab.
Às 10h30 acontece o Painel 1 sobre “Incorporação de Tecnologias em Saúde no SUS: o papel das evidências científicas”, com Ávila Vidal, do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde, do Ministério da Saúde, Manuela Oliveira, da Saftec, e Handerson Leite, dfo Instituto Federal da Bahia.
À tarde, acontecem um Painel 2 e uma mesa redonda. O Painel 2 será sobre “O papel da ATS nos Processos de Judicialização da Saúde”, com Ávila Vidal, e Lucas Duarte, diretor de Assistência Farmacêutica; A mesa redonda vai discutir a “Avaliação econômica e impacto orçamentário: métodos e aplicação”, com Everton Silva, do Departamento de Ciência e Tecnologia , do Ministério da Saúde, Martha Teixeira, da Saftec, e Sebastião Loureiro, do Instituto de Saúde Coletiva.
L.S./M.Tb.909-Ba
/ciência e tecnologia/Fórum ATS