Vivendo uma etapa especial da vida, em que tudo é transição, o adolescente requer um olhar diferenciado. Com esse objetivo, a equipe Materno-Infantil do Hospital Geral Roberto Santos promoveu, hoje (16), a Oficina de Atenção Integral ao Adolescente, destinada a profissionais e estudantes da área de saúde. O evento, presidido pela diretora Geral do HGRS, Delvone Almeida, ofereceu, durante todo o dia, palestras, mesas redondas e relatos de experiência focando temas diversificados.
Diretrizes nacionais de atenção à saúde do adolescente e jovem, uso abusivo de substâncias psicoativas, direitos sexuais e reprodutivos, gravidez e aborto, crescimento e desenvolvimento, caderneta de saúde e violência contra adolescentes, tudo foi ouvido e debatido no Auditório central do HGRS. “Queremos sensibilizar os profissionais de saúde para que possam organizar serviços adequados ao acolhimento e atendimento de adolescentes. O HGRS, especificamente na área materno-infantil, acolhe adolescentes desde o pré-natal ao pós-parto”, disse a terapeuta ocupacional Carina Vieira, representante da comissão organizadora.
A médica e sexóloga Alcione Bastos, diretora técnica Materno-Infantil da Maternidade Dulcinéia Moinho, do HGRS, discorreu sobre direitos sexuais e reprodutivos, detalhando o histórico desses direitos, seus avanços, desafios, entraves e políticas públicas, propondo também saídas para o que considera preconceito por parte dos profissionais que atendem os adolescentes. “Uma dessas saídas é a implantação de um serviço especializado para atender e acolher as vítimas de violência sexual”, afirmou.
Participaram ainda da oficina representantes das Secretarias estadual e municipal de Saúde (Sesab e SMS), nas pessoas de Olga Cristina Sampaio e Roseli Almeida, respectivamente, e profissionais do HGRS e de outras instituições, como a fonoaudióloga Letícia Marques, as psicólogas Ana Paula Torres (Sesab) e Alice Leal (HGRS), o psiquiatra Luiz Alberto Tavares (Cetad), a enfermeira Márcia Fernandes, a médica residente Rebeca Santos (Iperba), as assistentes sociais Laura Cardoso, Sandla Wilma de Barros Santos, Rosana Ruiz (HGRS) e Jamaica Santos (Iperba), as terapeutas ocupacionais Marilvia Claudino e Daniele Bacellar e a médica Sandra Plessim (SMS).
B.F. – DRT/Ba 1158
/hgrs/adolescente2