Os meses de outubro e novembro de cada ano são dedicados, no Brasil, ao cuidado com a saúde das mulheres e dos homens, respectivamente, focando no combate ao câncer de mama (Outubro Rosa) e ao câncer de próstata (Novembro Azul). Na próxima quarta-feira, dia 12, um único evento reúne palestras para os dois públicos no Auditório central do Hospital Geral Roberto Santos. A participação é gratuita e aberta a todos que queiram adquirir mais conhecimentos sobre saúde.
Às 14 horas, o médico urologista do HGRS, Paulo Cerutti Franciscatto, profere a palestra “Doenças prostáticas”, tratando de questões relativas ao tipo de câncer mais comum entre o público masculino. Em seguida, às 15 horas, o cirurgião geral e mastologista George Luiz Trindade Costa profere a palestra “Mão Amante”, sobre a participação ativa do parceiro na prevenção do câncer de mama, doença que, assim como o câncer de próstata entre homens, tem alta incidência de morte entre mulheres.
Como o auto-exame é uma das formas mais simples e segura de prevenir o câncer de mama, detectando precocemente a doença, não apenas as mulheres, mas os seus parceiros podem e devem fazê-lo. O parceiro pode praticar o chamado “hetero exame”, tocando as mamas da companheira de forma mais cuidadosa de modo a detectar alguma alteração, e que complementa o auto-exame, este feito pela própria mulher.
Na semana passada, uma outra ação, que vem sendo desenvolvida todos os anos pela Coordenação de Educação Permanente em Saúde e tem foco no combate ao diabetes e ao câncer de próstata, marcou o “Novembro Azul do HGRS”. Durante dois dias, um estande foi montado diante da entrada do Auditório central para realização do teste de glicemia, aferição da pressão arterial e orientações sobre prevenção do câncer de próstata.
B.F. / DRT/Ba 1158
/hgrs/novembro