Nesta terça-feira (11), a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) recebeu os integrantes do Comitê Estadual de Mobilização Social de Prevenção e Controle da Dengue, reunidos para debater a situação epidemiológica da dengue, da febre chikungunya e o plano de contingência do Estado.
O Comitê é vinculado à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), e conta com a assessoria técnica e operacional da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM).
“Essa reunião foi extremamente importante para a sensibilização dos membros deste Comitê em relação ao problema da febre do chikungunya”, sinalizou Jesuína Castro, Coordenadora de Doenças de Transmissão Vetorial (SUVISA/DIVEP/SESAB).
“Como um dos mosquitos transmissores da febre chikungunya é o mesmo da dengue, o Aedes aegypti, conclamamos essas instituições para a intensificação das ações preventivas. Precisamos eliminar os focos do mosquito a fim de evitar o alastramento dessas doenças”, concluiu Melyssa Neves, Líder Executiva da FLEM.
Participaram da reunião, representantes da Casa Civil, Conselho de Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS), Fiocruz, Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC), Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), Superintendência de Construção Administrativas da Bahia (SUCAB), Serviço Social da Indústria (SESI) e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
Formado por representantes do poder público e da sociedade civil (empresas privadas, igrejas, instituições educacionais, associações, etc.), o Comitê Estadual de Mobilização Social de Prevenção e Controle da Dengue na Bahia tem como finalidade o planejamento e realização de ações relacionadas à prevenção, por meio de mobilização social.
Prevenção
O mosquito transmissor deposita as suas larvas em locais com água parada, por isso, evitar focos é a melhor forma de prevenir a dengue e a febre chikungunya. Veja como eliminar o risco: evite o acúmulo de água;coloque areia nos vasos de plantas; coloque tela nos ralos que acumulam água; use repelente; seja consciente com seu lixo.
Ascom Flem
/ chikungunya/reunião comitê