Notícias /

Semana do Doador tem programação diversificada em Salvador

25/11/2014 14:38

Começou nesta segunda-feira (24) e segue até o próximo sábado (29) a Semana do Doador de Sangue, em Salvador, organizada pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), órgão vinculado à Secretaria da Saúde (Sesab). Para incentivar a doação por meio de voluntários, a fundação está promovendo uma programação cultural no Hemocentro da instituição, no bairro de Brotas. Uma exposição fotográfica e um ponto móvel de coleta também estão montados no Salvador Shopping.

A Semana do Doador foi organizada em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado na terça-feira (25), quando será lançada oficialmente a campanha, com a presença de médicos especialistas e autoridades do setor de saúde na capital baiana. Na ocasião ocorrerá a apresentação de cães de guerra, exposição de motocicletas e trabalhos desenvolvidos em escolas. Ao longo da semana, ainda haverá apresentação de capoeira, oficina de educação ambiental, confecção de brinquedos, maquiagem e reciclagem. A programação completa está disponível no site (www.saude.ba.gv.br/hemoba) da Fundação Hemoba.

Estímulo ao voluntariado

Para o hematologista da Hemoba, Marinho Marques, estimular o ato voluntário é fundamental, uma vez que esta é a única forma de repor o estoque, já que o sangue não pode ser produzido. “A Hemoba é responsável pela distribuição de sangue para pacientes de todo o estado que sofreram acidentes, passaram por quimioterapia ou por causa de doenças que precisem de transfusão. Em Salvador são coletadas cerca de 150 bolsas de sangue diariamente, enquanto são necessárias 250. Por isso é importante que, além de contribuir, as pessoas convidem amigos, familiares, nas redes sociais, na vizinhança.”

Estão aptos para fazer a doação todos as pessoas com idade entre 18 e 69 anos, que pesem no mínimo 50 quilos, estejam em boas condições de saúde e não tenham passado por parto ou cirurgia, pelo menos, nos três meses que antecedem a doação. Para homens, o limite máximo é de doação quatro vezes por ano e, para mulheres, três vezes. A exigência é que o voluntário esteja bem alimentado e apresente um documento oficial com foto.

Hemóvel

Ainda como parte da iniciativa, o Hemóvel está montado na entrada da Praça de Serviços, no piso G1 do Salvador Shopping, recebendo candidatos à doação de sangue e medula óssea em horário especial, das 9 às 20h30, até o próximo domingo (30).

Para o montador Nelson Anunciação, a unidade facilita a doação para pessoas com dificuldade de chegar até um ponto de coleta fixo. “Sou doador desde 2001, quando um amigo precisou de sangue, e nunca mais parei de doar. Ultimamente andava meio sem tempo de ir até a sede do Hemoba e quando vi o carro parado aqui, não perdi a oportunidade”.

No mesmo espaço onde está o Hemóvel foi exposta ainda uma séria de fotografias que mostram as etapas pelas quais o sangue passa desde a retirada do doador, até chegar ao beneficiado com a doação.

Secom
Hemoba/abertura semana