Uma Aula Magna na tarde desta sexta-feira, 28, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, marcou o II Encontro Estadual do Programa Mais Médicos e deu início a mais um curso de especialização para 936 médicos que atuam no Programa.
Organizado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através da Superintendência de Recursos Humanos (Superh) e Escola Estadual de Saúde Pública Professor Francisco Peixoto Magalhães Netto (EESP), o encontro foi Transmitido através de videoconferência para 32 municípios, simultaneamente.
O secretário da Sesab, Washington Couto, ressaltou que a iniciativa faz parte do projeto que tem a educação continuada como uma das formas de fortalecer e proporcionar a capacitação dos profissionais que atuam na atenção básica. Ele acrescentou que o curso é realizado através da parceria e apoio da Secretaria de Educação do Estado (SEC), Sesab, Ministério da Saúde (MS), Ministério da Educação (MEC) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA), responsável por ministrar as aulas.
Presente ao evento, Vinícius Ximenes Muricy, representante do MEC, destacou que o Programa Mais Médicos envolve uma série de ações como educação permanente, atividades de integração, tele saúde, monitoria e supervisão.
O curso, Especialização em Saúde da Família, que será ministrado através de videoconferência, terá 12 meses de duração e vai contemplar profissionais de 33 municípios, incluindo a capital.
Programa Mais Médicos – O estado da Bahia conta com mais de 1400 médicos, entre profissionais estrangeiros e nacionais, que já atenderam cerca de 5 milhões de pessoas em todo o território baiano. Eles atuam na atenção básica, nos Postos da Saúde da Família (PSF) da capital e do interior do estado.
S.C.
DRT/BA 3135