A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informa que, em virtude das baixas coberturas obtidas nas campanhas contra a poliomielite e de seguimento contra o sarampo, a campanha está prorrogada até o dia 12 de dezembro. A decisão foi tomada pela Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações. Dessa forma, as crianças de seis meses a menores de cinco anos devem ser vacinadas contra a poliomielite e as crianças de um ano a menores de cinco anos de idade, contra o sarampo. É importante que os municípios, distritos e unidades de saúde envidem esforços para vacinar de forma homogênea pelo menos 95% das crianças na faixa etária alvo da vacinação, a fim de manter o Brasil livre dessas doenças.
Pesquisa no site: pni.datasus, na Bahia, até o momento, foram vacinadas 682.022 crianças entre 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias de idade, correspondendo cobertura de 70,64%, sendo a meta preconizada de 95% para a vacina contra a poliomielite,. Apenas 63 municípios baianos atingiram a meta de 95% de cobertura. Com a vacina tríplice viral, na mesma pesquisa foi identificado que 461.459 crianças foram imunizadas, representando 53,64% de cobertura vacinal.
Lembrando que os Municípios de: Salvador, Pojuca, São Sebastião do Passé, Candeias, Mata de São João, São Francisco do Conde, Vera Cruz, Camaçari e Porto Seguro, na pré campanha de vacinação com a tríplice viral alcançaram a meta de 95%, neste momento estão realizando a vacinação seletiva. Os demais municípios do Estado da Bahia a indicação da vacina tríplice viral é indiscriminada. As duas campanhas de vacinação com a Poliomielite oral e a vacina Tríplice viral (contra o sarampo, rubéola e caxumba) finalizarão em 12 de dezembro.
Fonte: Divep
/vacinação/prorrogada