Notícias /

Encontro avalia desempenho do Programa de Transplantes

04/12/2014 12:55

Avaliar o desempenho do programa de transplante na Bahia durante o ano em curso, e traçar estratégias para 2015. Esse é o objetivo do Encontro dos Serviços de Transplantes de Órgãos, que acontece hoje, a partir de 19 horas, no Barbacoa, numa iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através do Programa Estadual de Transplantes.

Participam do evento, além do coordenador do Programa, o médico Eraldo Moura, coordenador do Sistema Estadual de Transplantes; o médico Valter Duro Garcia, do Rio Grande do Sul, integrante do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO); representantes dos hospitais credenciados para transplante de órgãos, e profissionais das equipes de transplantes.

Atualmente, na Bahia, são realizados transplantes renais nos hospitais Ana Nery (adulto e pediátrico), São Rafael e Português, e nas Santas Casas de Misericórdia de Itabuna de Itabuna e Feira de Santana. Os hospitais Português e São Rafael realizam transplante de fígado e o hospital Ana Nery foi credenciado recentemente para realizar transplante de coração e pulmão.

Estatísticas

Esse ano, na Bahia, até o mês de outubro, foram contabilizadas 97 doações de múltiplos órgãos e 162 de córneas. As doações possibilitaram que fossem realizados 266 transplantes de córnea, 47 de fígado, 73 de rim, 41 de medula óssea, 22 transplantes ósseos, 42 de esclera e um de pele. Existem atualmente 2054 pessoas em fila de espera por um transplante, sendo 932 de rim, 1057 de córnea e 65 de fígado.

O coordenador do Sistema Estadual de Transplantes acredita que o desconhecimento do processo doação/transplante por parte da população, e até de alguns profissionais de saúde, é a principal causa da resistência à doação, e defende a ampliação de ações educativas já desenvolvidas pela Sesab como de fundamental importância para reverter a situação. Estas ações, de acordo com o médico, devem contemplar não só as comunidades, mas também escolas, faculdades e hospitais.

A.G. Mtb 696/Ba
Central de Transplante/ABTO