Notícias /

O HELR realiza avaliação do processo de desinstitucionalização

05/12/2014 18:55

Em parceria com a Área Técnica da Saúde Mental do Ministério da Saúde e Nível Central da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o Hospital Especialidade Lopes Rodrigues (HELR) avançou no processo de desinstitucionalização de moradores neste ano de 2014. Com implantação de Serviços Residenciais Terapêuticos na macrorregião Centro-Leste, foi possível a transferência de oito moradores para o município de Euclides da Cunha, seis para Araci e seis para Coração de Maria, além de quatro para Feira de Santana.

Três moradores foram acolhidos pelas famílias. É importante ressaltar que este número sobrepõe ao somatório de transferências no período de 2006 a 2013. Para a diretora do HELR, Iraci Leite, a meta para 2015 é de desinstitucionalizar os 141 moradores que aqui ainda residem, muitos deles com mais de 45 anos de institucionalização. “Com  o objetivo de atingir esta meta, já estamos trabalhando com previsão de saída no primeiro trimestre de 2015, de 53 moradores. É pertinente salientar que dos 141 moradores, apenas 42 tem algum tipo de referência familiar, destes já foram identificados nove curatelados. Necessitam ser acolhidos em Serviços Residenciais Terapêuticos 99 moradores”, explicou.

A equipe de profissionais do Lopes Rodrigues vem desenvolvendo um trabalho, ético e minuncioso, resgatando histórias perdidas em insipientes registros durante o longo período de institucionalização destas pessoas, buscando devolver o direito de cidadania que lhes foram violados.

Fonte: HELR
/helr/desinstitucionalização