Notícias /

Troféu “Amigo do Transplante” será entregue dia 12

09/12/2014 16:33

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através da Coordenação do Sistema Estadual de Transplante de Órgãos, vai homenagear mais uma vez, com a entrega do troféu “Amigo do Transplante”, profissionais e instituições que se destacaram no incentivo à doação de órgãos e tecidos. A solenidade de entrega dos troféus acontece no próximo dia 12, às 19 horas, na sede da Associação Bahiana de Medicina, em Ondina.

Em sua sexta edição, o troféu “Amigo do Transplante” será entregue ao médico sanitarista Jorge Solla, ex-secretário da Saúde do Estado; à assistente social Ana Maria Soares, servidora da 3ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), com sede em Alagoinhas; ao cantor e compositor Del Feliz; à Embaixada Tricolor “Bahêa, Minha Benção”, com sede em Feira de Santana; Viação Novo Horizonte; Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa; Rotary Clube da Bahia, e ao médico Oscar Schwint, chefe do Banco de Tecidos do Hospital de Garrahan, em Buenos Aires.

Segundo o médico Eraldo Moura,coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, o troféu “Amigo do Transplante” foi criado pela Sesab como reconhecimento a pessoas e instituições que contribuíram para o desenvolvimento das ações relacionadas ao processo de doação/transplante de órgãos.

Dados da Bahia

Na Bahia, entre os meses de janeiro a outubro, foram registradas 97 doações de múltiplos órgãos e 162 de córneas. As doações possibilitaram que fossem realizados 266 transplantes de córnea, 47 de fígado, 73 de rim, 41 de medula óssea, 22 transplantes ósseos, 42 de esclera e um de pele. Existem atualmente 2054 pessoas em fila de espera por um transplante, sendo 932 de rim, 1057 de córnea e 65 de fígado.

O coordenador do Sistema Estadual de Transplantes acredita que o desconhecimento do processo doação/transplante por parte da população, e até de alguns profissionais de saúde, é a principal causa da resistência à doação, e defende a ampliação de ações educativas já desenvolvidas pela Sesab como de fundamental importância para reverter a situação. Estas ações, de acordo com o médico, devem contemplar não só as comunidades, mas também escolas, faculdades e hospitais.

A.G. Mtb 696/Ba
Central de Transplantes/amigo