Equilíbrio e cuidado são os principais ingredientes para garantir à criança e ao adolescente, durante as férias escolares, a manutenção de práticas saudáveis em relação ao sono, alimentação e atividades de lazer, evitando que os meses fora da escola levem ao aumento considerável de peso, por exemplo. Para as crianças com obesidade, esse cuidado deve ser redobrado.
A orientação é da nutricionista do Setor Infanto-Juvenil do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), Ísis Teodoro, observando que o equilíbrio é a palavra-chave. “Dá para flexibilizar, permitindo uma alimentação mais calórica uma a duas vezes por semana, durante as férias. Mas ainda que a criança ou o adolescente não tenha problemas de obesidade ou sobrepeso, nas férias escolares é importante manter a alimentação saudável com a inclusão de frutas, legumes e produtos integrais.
Apresentação é Importante
Para despertar o interesse da criança por alimentos saudáveis – explica a nutricionista – a apresentação é muito importante. O visual do alimento ajuda a despertar o desejo pela comida, porque o ato de comer envolve todos os sentidos. Por isso, além do sabor, a textura e o odor dos alimentos são essenciais.
Férias saudáveis, segundo Isis Teodoro, passam, também, pelo combate ao sedentarismo, evitando que a criança e o adolescente ocupem o turno que estariam na escola diante do televisor. É importante estimular brincadeiras e atividades de lazer que levem à maior gasto calórico. Mesmo quando as férias dos pais não coincidem com as férias escolares, há necessidade de manter o equilíbrio, estabelecendo limites para os filhos.
Mas – defende – ao chegar em casa à noite, os pais devem brincar com os filhos. E nos finais de semana, levar as crianças para locais onde ela possa caminhar, correr, andar de bicicleta. Se os pais tiverem condições, matricular a criança numa atividade esportiva que ela goste e possa participar da escolha é muito interessante.
No caso de crianças e adolescentes com diabetes tipo 1, atividade física também deve ser praticada, mas os pais ou responsáveis devem ter o cuidado de oferecer um lanche previamente para evitar a possibilidade de hipoglicemia.
Horários
Nas férias escolares, o horário de dormir pode ser flexibilizado. Mas isso não significa que a criança pode dormir e acordar a hora que quiser, defende Ísis Teodoro, “já que é necessário manter regras. Quando os pais não estabelecem limites, as crianças e adolescentes começam a mudar comportamentos, como se faltasse algo. Estabelecer limites significa amor e cuidado, essenciais para o desenvolvimento saudável”.
A.M.V. Mtb 694/Ba
Cedeba/crianças