Notícias /

Hematologista do HEC estimula população a doar sangue

13/01/2015 19:42

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (HEMOBA) divulgou recentemente uma matéria convocando a população baiana a doar sangue a fim de reforçar o estoque do Estado, uma vez que no final do ano houve uma redução no número de doadores. As transfusões recebidas na HEMOBA atendem a pacientes do Hospital Estadual da Criança (HEC) e de hospitais de diversos municípios.

No HEC, especificamente, há uma média de 200 transfusões por mês, conforme explica o coordenador da Agência Transfusional da unidade hospitalar, Ricardo José Leite Borges. “Essas transfusões são utilizadas, em grande parte, na emergência, na UTI, na Oncologia, bem como nos pacientes que fazem transfusão crônica mensal, a exemplo daqueles que possuem anemia falciforme. Vale ressaltar que a maior solicitação é na emergência e na UTI”, frisa.

O hematologista acrescenta: “Faz-se necessário que as pessoas se conscientizem sobre a importância da doação de sangue, principalmente os pais, as mães e os parentes dos pacientes internados. E aquelas pessoas que não possuem parentes que necessitam da doação também precisam ter consciência sobre a relevância do ato, que salva inúmeras vidas. Essas doações feitas no HEMOBA ajudam significativamente a atender a demanda aqui do HEC”, afirma.

Requisitos

Para doar sangue, conforme orienta o HEMOBA, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar 50 quilos ou mais, e ter idade compreendida entre 16 e 69 anos. É necessário salientar que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, para cada doação. Além desses requisitos, o voluntário precisa estar bem alimentado – evitando ingerir alimentos sem gordura antes da doação – e portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.

Mulheres grávidas, em fase de amamentação, ou no período de três meses após o parto; pessoas que tiverem ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação, e aquelas que tiverem feito tatuagem ou colocado piercing há menos de um ano, bem como pessoas que tiveram hepatite após os dez anos de idade, não podem doar sangue.

Fonte: Ascom HEC
Hospital da Criança/doação sangue

Notícias relacionadas