Nesta segunda-feira (23), o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, deu posse à nova diretora do Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap), a médica infectologista Miralba Freire de Carvalho Ribeiro da Silva.
Voltado ao atendimento de portadores de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e do vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), causador da AIDS, o Cedap tem vários desafios e está entrando numa nova época, como destacou o secretário. “Estamos entrando numa época de diagnóstico rápido, de forma simples, tratamento imediato e com menos efeitos colaterais”. Ele acrescentou que a proposta é disponibilizar o teste rápido, realizado através da saliva, em toda a rede.
No entanto, o trabalho da nova diretoria será focado na prevenção, “para que seja transmissão zero e morte zero”, destacou Miralba Silva. A infectologista ressaltou que o Cedap vai realizar ações sistemáticas “envolvendo entidades que tenham afinidades com as DST/Aids”. Ela reconhece as dificuldades na área de saúde, mas pontuou que é possível fazer o melhor.
Também estiveram presentes na posse funcionários do Cedap, representantes da Associação de Infectologista da Bahia, do Grupo Gay da Bahia e a equipe técnica da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) composta pelo subsecretário Roberto Badaró, o superintendente da Atenção Integral à Saúde (Sais), Mateus Simões, chefe de gabinete, Fernando Daltro e o assessor especial do gabinete, Luis Eugênio.
Ascom Sesab
CedapCreaids/posse miralba