Notícias /

Secretário da Saúde reconhece sucesso do Cedeba

24/03/2015 18:45

“Isso aqui é um centro de sucesso e merece investimentos”. O reconhecimento foi feito pelo secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, ao participar na manhã de hoje da celebração do 21º aniversário do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba). Ele definiu o Cedeba como uma ‘”obra magnífica que a doutora Reine Chaves vem construindo há 21 anos”. Vilas-Boas acrescentou que Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) investirá na unidade com a aquisição de equipamentos e ampliação dos serviços.

O secretário destacou que o governador da Bahia, Rui Costa, pretende investir nos próximos anos para que o Estado conte com centros especializados, em vez de apenas ter serviços bons em algumas unidades. Outra proposta consiste na descentralização e regionalização do atendimento à saúde, citando como exemplo a construção de 10 policlínicas na sede dos pólos regionais.

Qualificação do Paciente

Na celebração, realizada no auditório do Centro de Atenção à Saúde (CAS), o secretário defendeu também a qualificação do paciente atendido pelo Cedeba que cada vez mais deve cuidar dos diabéticos com complicações decorrentes da doença. O diabetes tipo 2, sem outras comorbidades deve ser acompanhado pela atenção básica.

A diretora do Cedeba, a endocrinologista Reine Chaves Fonseca, fez palestra mostrando a trajetória do órgão. “Do sonho por um novo modelo de assistência ao reconhecimento internacional, o Cedeba começou com 16 servidores numa área anexa ao Hospital Roberto Santos. Hoje são 282 colaboradores”.

Referência em diabetes, obesidade e endocrinopatias, o Cedeba foi o primeiro centro de assistência ao diabetes do Brasil e terceiro da América Latina credenciado pela World Diabetes Foundation, com o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde (OMS). Durante sua palestra, a diretora mostrou que o Cedeba, além da assistência, sempre trabalhou na multiplicação do conhecimento. Em 1997 já havia treinado 73% dos servidores da atenção básica dos 417 municípios da Bahia.

O Centro, que começou oferecendo uma nova forma de assistência aos diabéticos, é também referência em obesidade e endocrinopatias. De 2007 a 2014, encaminhou 1349 pacientes para cirurgia bariátrica, além de fazer o acompanhamento pós-bariátrica durante cinco anos. Nos últimos quatro anos, o Cedeba fez 84.660 consultas e 91.810 exames laboratoriais. A farmácia básica fez 34.053 atendimentos e a de alto custo, 22.750.

Centro de Referência

Desde 2002, o Cedeba funciona no CAS, numa área de 2,5 mil metros quadrados, espaço já considerado pequeno, pois a unidade vem ampliando e aprimorando os serviços, focando na assistência, disseminação do conhecimento e capacitação de profissionais da atenção básica da capital e do interior.

Para o controle do diabetes, o Cedeba conta com o trabalho da Coordenação de Educação e Apoio à Rede (Codar), muito importante no atendimento à demanda espontânea de todo o interior do estado, para a qualificação profissional da atenção básica no atendimento aos pacientes com diabetes.

Destaque também para a produção de materiais educativos para a população com diabetes. Diversas instituições privadas do terceiro setor e universidades públicas solicitam, com frequência, suporte educacional nestes materiais. Outro destaque é a Cartilha Multimídia em Diabetes, destinada aos agentes de saúde como ferramenta de excelência.

Parabéns

A comemoração dos 21 anos foi aberta com o vídeo “Cedeba: Vinte e um anos em 21 minutos”, com depoimentos de pacientes, servidores(inclusive aposentados), lideres dos setores e apresentação dos serviços prestados pelo Centro.Na celebração dos 21 anos não podia faltar o bolo – foi levado ao centro do auditório por duas crianças pacientes diabéticas -e os parabéns para você, cantado com muito entusiasmo por servidores e convidados.

Ascom/Cedeba
Comemoração/21 anos

Notícias relacionadas