O Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba) realizou esta semana, no auditório da instituição, reunião com profissionais e lideranças das unidades de Atenção Básica vinculadas à unidade – distritos de Brotas, Rio Vermelho, Cabula/Beiru, Boca do Rio e Saramandaia. Na ocasião, foram esclarecidas as práticas de atendimento ambulatoriais do Iperba, assim como as atividades e indicadores produzidos pela organização.
O encontro, denominado de Colegiado Gestor Ampliado, acontece mensalmente com os representantes de cada Distrito e Colegiado Gestor do Iperba. O objetivo de realizar uma reunião mais abrangente partiu da necessidade de discutir o protocolo preliminar de atenção ao pré-natal de risco e o fluxo para atendimento das pacientes dos distritos de referência da unidade.
De acordo com estes critérios, que foram estabelecidos através das secretarias Municipal e Estadual de Saúde, os pré-natais de baixo risco e risco habitual devem ser realizados nas Unidades Básicas de Saúde. Já o pré-natal de alto risco, deve ser realizado pelas maternidades, com o devido encaminhamento – preenchimento da ficha de referência e contra-referência – pelos Postos de Saúde.
Ascom do Iperba
Iperba/referência
10/10/2024 14:54
09/10/2024 11:28