Notícias /

Sessão especial discute alternativas para a saúde

07/04/2015 21:09

Na data em que se comemora o Dia Mundial e Municipal da Saúde, na manhã desta terça-feira (7), as maiores autoridades da área na Bahia reuniram-se em sessão especial realizada no Plenário Cosme de Farias por iniciativa do presidente da Comissão de Saúde, Planejamento Familiar, Seguridade e Previdência Social da Câmara, vereador Duda Sanches (PSD).

O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, e o titular da pasta municipal, José Antonio Rodrigues Alves, apresentaram um panorama da saúde na capital baiana na sessão especial que foi aberta pelo presidente da Casa Legislativa Soteropolitana, vereador Paulo Câmara (PSDB). O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Alan Sanches (PSD), além de importantes profissionais da saúde no município, apresentaram alternativas para melhorar o serviço oferecido à população de Salvador.

“Levando em consideração a importância da saúde pública, é fundamental que haja sintonia entre os dois poderes a fim de que discutamos melhorias para a saúde em Salvador. É essencial, também, esse debate entre os governos municipal e estadual, para que promovamos políticas públicas que melhorem sensivelmente o atendimento médico gratuito para toda a população da nossa cidade”, afirmou Duda Sanches.

O vereador também destacou a importância do saneamento básico e ambiental, além de campanhas educativas no país, de forma, inclusive, a reduzir o número de atendimento hospitais e postos de saúde.

Durante a apresentação do secretário José Antonio Rodrigues Alves, dados que apontam a diminuição da mortalidade infantil, aumento da cobertura da atenção básica na capital, serviços ofertados e requalificação da rede foram expostos. “Nosso trabalho visa garantir o acesso da população aos serviços de alta e média complexidade, com foco na expansão e fortalecimento das redes de atenção à saúde”, explicou.

O titular da pasta na Bahia lembrou os investimentos que o estado vem fazendo para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos na capital. “Também estamos trabalhando com foco em ações de prevenção à saúde e que estimulem o saneamento. A nossa principal bandeira é regularizar e descentralizar a saúde em todo o estado”, disse Fábio Vilas-Boas.

Já o discurso do deputado Alan Sanches foi mais emotivo. Ex-presidente da Câmara Municipal de Salvador e ex-membro do colegiado de Saúde do Legislativo demonstrou orgulho ao ver o herdeiro político seguindo os mesmos passos.

A vereadora Aladilce Souza (PCdoB), a deputada estadual Fabíola Mansur (PSB) e o médico especializado em epidemiologia, Mauricio Lima Barreto, também fizeram parte da mesa da sessão especial.“Fico extremamente emocionado em discursar nessa tribuna pela primeira vez, desde 2010, quando fui para a Assembleia. Ver meu filho, Duda Sanches, presidente da Comissão da Saúde, batalhando por melhores condições de serviços é algo que me deixa muito feliz”, afirmou Alan Sanches.

Fonte: Ascom CMS

Notícias relacionadas