“Mães estão sempre se doando”. Este é o tema da campanha de Dia das Mães que o Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba) está participando em parceria com o Salvador Shopping e a Sociedade Baiana de Pediatria. O centro comercial preparou um ambiente – “Espaço de Mãe para Mãe” – no qual profissionais do Iperba orientam o público sobre a importância da doação de leite materno. O espaço, que está localizado no piso L2 do estabelecimento, funcionará até o dia 10 de maio, de segunda a sábado, das 9h às 22h, e domingo, das 13h às 21h. As mães que desejarem realizar a doação de leite humano podem fazer o cadastro na loja ou no hotsite da campanha: www.salvadorshopping.com.br/diadasmaes. Podem também entrar em contato com o Banco de Leite Humano do Iperba, através do telefone 71 3116-5118.
O Iperba é Hospital Amigo da Criança, por isso deve sempre promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. De acordo com o Ministério da Saúde, através da amamentação o bebê recebe anticorpos da mãe para proteção contra diarreia e infecções diversas, além de diminuir o risco de alergias, colesterol alto, diabetes e obesidade. O leite materno é ainda importante para o desenvolvimento da face da criança, para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.
Saiba onde doar
A Sesab possui dois Bancos de Leite Humano (BLH) do Estado: no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) em Feira de Santana e no Iperba, em Salvador. Além disso, a Maternidade Climério de Oliveira, em Salvador, e outros Hospitais Municipais no interior do Estado possuem BLH. O BLH do Iperba foi inaugurado em 2009 e realiza a ordenha interna de mães com filhos internados na Unidade Semi-Intensiva Neonatal (USIN), tanto as que receberam alta hospitalar, como as internadas nas enfermarias. Com o apoio dos Bombeiros do 12º Grupamento de Bombeiros Militar (Salvar) faz coleta de leite humano nas residências das doadoras, além de realizar consultas às puérperas internas e externas a nível de ambulatório, no consultório do BLH. Possui ainda Ambulatório de Aleitamento Materno com a função de orientar mães e bebês com dificuldade na amamentação.
Amamentação e Doação
O leite materno deve ser o alimento exclusivo do bebê até os seis primeiros meses de vida, pois contém todos os nutrientes e água necessárias nesse período. Depois, outros alimentos devem ser incluídos, mas a amamentação precisa continuar até os dois anos ou mais. O leite materno é sempre mais nutritivo que qualquer leite animal ou industrializado e criança amamentada cresce e se desenvolve melhor, tem menos diarréias, doenças respiratórias e otites, fica protegida contra alergias, asma e diabete. Quanto mais a mãe amamenta ou doa, mais leite ela produz e ele se torna muito mais rico em nutrientes. Como o sangue, o estoque de leite humano precisa ser reposto diariamente. Amamentar não dói, diminui a incidência do câncer de mama, de ovário e ajuda a recuperar o peso anterior à gestação. As informações sobre aleitamento adquiridas antes do nascimento e na maternidade são muito importantes para que o processo de amamentação seja o mais confortável possível para o bebê e a mãe.
Fonte: Ascom/Sesab e Iperba
05/12/2024 16:18
05/12/2024 14:17
04/12/2024 10:56