Notícias /

Hemóvel 2 amplia coleta de doações de sangue na Bahia

11/05/2015 18:45

A partir desta segunda-feira (11), os doadores de sangue baianos contam com mais uma opção para reforçar os bancos de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) e ajudar a salvar vidas. Inaugurada nesta manhã pelo governador Rui Costa e pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, a segunda unidade móvel da instituição dobra a capacidade de coleta de doações em toda o estado em unidades móveis. O roteiro completo dos ônibus está disponível no site da Hemoba e no aplicativo para smartphones Hemoliga, que reúne ainda informações, como a situação dos estoques de bolsas.

Foram investidos R$ 620 mil na aquisição do novo equipamento que, até sexta-feira (15), funcionará no Salvador Shopping, na Avenida Tancredo Neves, das 8h às 17h. “São duas unidades móveis que têm um desempenho muito superior a várias unidades de coleta de sangue por estarem mais próximas do local de trabalho ou de compras das pessoas, como é o caso daqui, e isso facilita para que as pessoas que desejam salvar vidas possam fazer a doação”, disse o governador.

Segundo o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, duas novas unidades móveis estarão disponíveis até o próximo ano. “O nosso compromisso é seguir ampliando para acabar com o déficit nos hemocentros e até agosto teremos também a primeira experiência em postos do SAC, na unidade de Cajazeiras”.

O doador Alex Ramos Souza, 37 anos, foi um dos voluntários que aproveitaram a mobilização para colaborar, graças à mobilidade do serviço. “Vim resolver algumas coisas no shopping, vi o pessoal aqui e aproveitei para doar”. Já o estudante Pedro Ribeiro, 18 anos, doou sangue pela primeira vez e ainda tirou dúvidas. “Poder doar aqui facilita, por não precisar se deslocar. A orientação também foi muito importante”.

Unidades móveis

O Hemóvel 2 tem capacidade para coletar 120 bolsas de sangue em jornada de oito horas. Além disso, a unidade também faz cadastro para doação de medula óssea. Uma amostra do DNA do doador vai para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) e, em caso de compatibilidade com algum paciente, o transplante é realizado. Criado em 2009, o Hemóvel 1 é a segunda em captação, atrás apenas da sede da Hemoba em Salvador, e coletou 5.544 bolsas só nos últimos nove meses de 2014. Mais que a unidade fixa de Feira de Santana, por exemplo.

Como doar

Para doar sangue é simples: a coleta é rápida e não dói. O voluntário deve estar em boas condições de saúde; pesar 50 quilos ou mais e ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, para cada doação.

É necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura, e portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação. Além dos pré-requisitos determinados pela Hemoba, o doador deverá passar por uma triagem antes da doação.

Secom
Hemoba/hemóvel2 inaugura

Notícias relacionadas