Notícias /

Resultados positivos de projeto do Cedeba geram mais investimentos para a Bahia

20/05/2015 16:33

Os resultados positivos do Projeto de Qualificação do Cuidado e Mobilização Comunitária em Diabetes (Proced), ação do Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia (Cedeba), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), apontam para mais investimentos da Fundação Mundial de Diabetes (WDF) na Bahia para a área de promoção ao cuidado e prevenção ao diabetes. A WDF deve destinar cerca de U$600 mil para uma nova fase do projeto que deve se estender pelos próximos três anos.

Entre os efeitos positivos do Proced, está a ampliação em seis vezes no número de solicitações de hemoglobina glicada (indicador de controle do diabetes) e em cinco vezes a detecção de pé diabético nos pacientes assistidos. Outro resultado foi o aumento em 20% da detecção de número de casos de diabetes no município de Paulo Afonso, umas das cidades em que o projeto foi implantado. “Isso significa que conseguimos detectar precocemente a doença numa população que poderia não ter sido diagnosticada, evitando complicações”, explica a diretora do Cedeba, Reine Chaves.

O secretário da Saúde do Estado, Fábio-Vilas Boas, destacou a importância do investimento em projetos de educação e prevenção de doenças. “O Estado tem que participar com o provimento de ferramentas. Como um projeto que apresentou bons resultados, temos que expandir”, disse o Secretário.

De acordo com o coordenador da WDF, Bent Lautrup-Nielsen, o paciente é a razão do trabalho da fundação. “Para a fundação é importante fazer chegar recursos em instituições que fazem a diferença, como é o Cedeba”. Ele afirma que com os resultados obtidos pelo Proced, a fundação deverá continuar a investir no projeto. “Queremos apoiar a nova fase da ação e, inclusive, levar como exemplo para outros países”, afirmou Bent Lautrup-Nielsen.

O Proced também está sendo classificado como exemplo para outros países, segundo o consultor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), que estava presente na apresentação dos resultados, Lenildo de Moura. “A Opas tem o papel de replicar estratégias que dão certo. O Proced é uma ação que vai ajudar na mudança do perfil epidemiológico de diversos locais”, disse Lenildo de Moura. Ele ainda falou da qualificação da equipe do Cedeba. “A gente entende que este é o grupo mais qualificado do país”

Proced

O Proced, iniciado em 2008, foi idealizado com o objetivo de possibilitar a participação de estados brasileiros e países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em atividades de capacitação, aperfeiçoamento, mobilização comunitária e produção de materiais educativos para a atenção ao diabetes, promovendo uma troca de experiências que podem ser adaptadas a diversas realidades socioeconômicas.

L.R. DRT 2.600/BA
Cedeba/Opas1

Notícias relacionadas