Notícias /

Cedeba atende diariamente 250 pacientes com diabetes

26/05/2015 12:29

Uma doença discreta e silenciosa que, se não for tratada a tempo, pode causar cegueira. Esta é uma das consequências da diabetes, enfermidade caracterizada pela elevação da glicose no sangue e que tem como principais sintomas emagrecimento repentino, muita sede e fome, além da dificuldade de cicatrização.

Somente no Brasil, são cerca de oito milhões de pessoas com a doença, porém a maioria desconhece que são diabéticos, de acordo com informações do Centro de Referência Estadual para Assistência ao Diabetes e Endocrinologia (Cedeba), localizado na Avenida ACM, em Salvador, referência no tratamento da enfermidade na Bahia.

A unidade presta assistência especializada aos portadores de diabetes em estado de média complexidade. O aposentado Antônio Raimundo Ferreira é paciente do Cedeca. Ele conta ter descoberto que estaca com diabetes por acaso.

“Eu trabalhava em construção e certo dia passei mal. Fui encaminhado a um hospital por causa de um AVC [acidente vascular cerebral] e acabei descobrindo que tinha diabetes. Desse momento em diante passei a fazer tratamento aqui no Cedeba. Minha vida mudou e passei a me cuidar mais”, diz o paciente.

Parceria

Mais de 250 diabéticos são atendidos diariamente na unidade, que receberá investimento de US$ 600 mil nos próximos três anos. A verba é oriunda da World Diabetes Foundation (WFA), organização mundial de promoção ao cuidado e prevenção da doença.

A confirmação do investimento foi feita após a apresentação dos resultados do Projeto de Qualificação do Cuidado e Mobilização Comunitária em Diabetes (Proced), que está em fase final de execução na unidade, ao secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, e aos parceiros WFA e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), no dia 19 de maio.

“Nós temos uma parceria com a Fundação Mundial de Diabetes e desenvolvemos, no ano passado, um projeto de capacitação e educação em diabates nos municípios da Bahia. Agora, como os resultados foram muito bons, a fundação nos convidou para ampliar esse projeto”, explica a diretora do Cedeba, Reine Chaves Fonseca.

Causas

Entre os serviços oferecidos aos pacientes da rede do Sistema Único de Saúde (SUS), no Cedeba, estão coleta de sangue, nutrição, curativos sépticos, ginecologia, odontologia, oftalmologia, psicologia, eletrocardiograma e terapia infantil.

Com 14 anos, a estudante Maiara dos Santos é paciente do Cedeca há quatro anos e elogia a estrutura do local. “Eu recebo orientação da nutricionista, que acompanha a minha alimentação, recebo o suporte da enfermeira e da assistente social, e faço consulta também com a endocrinologista. Os atendimentos são a cada três meses e têm me ajudado a levar uma vida normal”.

A diabetes é doença grave, não tem cura e as complicações levam a danos irreversíveis em diversos órgãos – coração e olhos por exemplo. Uma das principais causas da cegueira em todo o mundo, a doença pode ser controlada como esclarece o Cedeba.

Fonte: Secom
/cedeba/secom

Notícias relacionadas