Notícias /

Servidores do HGRS são capacitados em gestão de documentos

23/07/2015 14:18

Na era digital, há quem pense em arquivos físicos como coisa obsoleta, ultrapassada. Mas não é assim: produzir, usar e conservar documentos arquivísticos demanda conhecimento, obtido com a capacitação. Com o objetivo de promover a qualificação dos profissionais que lidam com documentação e arquivo, em particular os prontuários médicos, o Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME) do Hospital Geral Roberto Santos promoveu, ontem (22), um curso de capacitação.

Centrado no tema “Gestão de Documentos Arquivísticos na Área de Saúde”, o evento foi presidido pelo diretor Executivo do HGRS, Hugo da Costa Ribeiro Jr., que ressaltou a oportunidade de aprofundar informações sobre arquivística. “O SAME”, argumentou o diretor, “não é um amontoado de papel: desenvolve um trabalho importantíssimo, e nós queremos passar essa imagem e dinâmica de trabalho para a comunidade interna e externa do Hospital Roberto Santos”.

A palestra principal ficou por conta do arquivista Gillian Leandro de Queiroga Lima, mestre em Ciência da Informação e doutorando em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia. Respaldado em uma década de experiência no Hospital das Clínicas e pesquisas com arquivos documentais em unidades públicas de saúde, Gillian apresentou a oficina conceitual “Gestão da Informação em Hospitais”, abordando as técnicas e tecnologias atuais.

O arquivista salientou a importância de se obter e expandir conhecimento no trato com os arquivos documentais. “Produzimos muitos documentos ao longo da vida. No que se refere ao SUS (Sistema Único de Saúde), fazer uma boa gestão desses arquivos é fundamental para que os documentos se comuniquem dentro das unidades de saúde de modo a facilitar a vida de quem trabalha com documento e informação dentro do hospital”.

Ascom HGRS
/hgrs/documentos