Notícias /

Entregue aos baianos a nova semi-intensiva neonatal do Hospital Roberto Santos

24/07/2015 20:40

Antes mesmo de ser inaugurada oficialmente, a Unidade de Cuidados Intermediários Convencional (UCINCo) do Hospital Geral Roberto Santos ganhou vida. E vida plena, como atesta sorridente a mãe do bebê João Pedro, nascido há oito dias na maternidade Dulcinéia Moinho, do HGRS. A unidade passou por obra completa de recuperação, readequação e ampliação que possibilitou a reativação de cinco leitos. Hoje (24), segundo dia de funcionamento, 18 dos 23 bercinhos já estão ocupados.

“Tive o meu bebê, fiquei na enfermaria e ele foi transferido para cá porque teve icterícia e veio tomar banho de luz. Aqui é excelente, o atendimento é ótimo, o médico deu suporte e hoje estou feliz porque ele está de alta”, disse, contente, a mãe de João Pedro, Eliane Fiúza, 34 anos, residente no bairro de Tancredo Neves. O bebê de Eliane se encaixa no perfil da UCINCo, destinada a prematuros que precisam ganhar peso ou recém-nascidos com quadro clínico sem gravidade, como explica a enfermeira Nalmy Melo, coordenadora de Enfermagem do Serviço de Neonatologia do HGRS.

Os pequenos pacientes de pré e de pós-operatório em cirurgia geral e neurocirurgia de média complexidade também são acolhidos na UCINCo, enquanto os de maior gravidade são encaminhados para a UTI Neonatal. Na UCINCo são realizados os procedimentos de cuidado semi-intensivo, como monitoramento, além de exames como ultrassonografia e ecocardiografia à beira do leito. “O ambiente está mais agradável, recebeu condições para aumentar o número de leitos e agora estamos entregando à população essa unidade bonita que está aí”, aponta a coordenadora.

 

Mais intervenções, mais leitos

Enquanto a nova UCINCo acaba de entrar em funcionamento, o ambiente onde a unidade funcionava de forma restrita vai passar também por intervenções, como anunciou o diretor Executivo do HGRS, Hugo Ribeiro. O complexo de Neonatologia vai contar, no total, com 43 leitos. “É um número confortável para nossa maternidade”, assegura o diretor, observando que o Hospital Geral Roberto Santos é referência para bebês e crianças com defeitos congênitos e necessidades especiais. “Em breve, teremos também uma Semi-UTI com dez leitos para pacientes cirúrgicos que não provenham do nosso hospital”, salientou.

Hugo Ribeiro destacou que toda a obra da nova UCINCo contou com um orçamento de R$ 65 mil, pequeno se considerada a sua dimensão, coberto com recursos do Governo do Estado, e que isso foi possível porque a própria equipe de Manutenção do HGRS realizou os trabalhos. “O grande investimento não foi financeiro, foi operacional. O Centro Obstétrico não conseguia tirar o recém-nascido da própria sala e isso represava o processo de atendimento das gestantes que precisavam ser acolhidas”.

 

Harmonia e humanização

A nova unidade passou por uma reforma ampla, a começar pela estrutura, com demolição e levantamento de alvenaria, abertura e recomposição do piso com colocação de granito e manta vinílica antiderrapante com proteção acústica, instalação do forro do teto em PVC modular, recuperação e ampliação da rede de gases medicinais, instalação de novos circuitos elétricos interligados ao gerador de emergência, pintura em epóxi, ampliação da rede de informática, confecção e instalação de móveis obedecendo às normas de ergonomia e plotagem decorativa, tornando o ambiente mais agradável, harmonioso e humanizado para induzir sensação de bem-estar aos pequenos pacientes.

As obras, iniciadas em 22 de abril deste ano, foram concluídas em 12 de junho. O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), por sua localização, pertence à macrorregião Leste, onde estão concentrados 31,7% do total de habitantes do estado, mas atende pacientes oriundos de todos os municípios baianos. São atendidos os RNs (Recém-Nascidos) na Maternidade Dulcinéia Moinho, do HGRS, e RNs referenciados, via Central Estadual de Regulação, procedentes de todo o estado da Bahia.

 

Ascom HGRS

/hgrs/nova uti neo

Notícias relacionadas