Referência estadual para capacitação na metodologia Canguru desde 2010, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) está treinando enfermeiros e médicos para atenderem recém-nascidos (RNs) prematuros na rede básica de saúde, especialmente aqueles que passaram pelo programa Mãe Canguru. O I Curso de Capacitação para o Acompanhamento do RN prematuro na Atenção Básica acontece desde a segunda-feira (03), encerrando hoje (04), no Auditório central do HGRS.
O curso é ministrado por tutoras do Centro de Capacitação no Método Canguru do HGRS com apoio de três consultoras do Ministério da Saúde: a médica Mônica e as enfermeiras Patrícia e Roberta. De acordo com a médica neonatologista Maria de Lourdes Santiago Costa Leite, coordenadora do Centro de Capacitação, os 30 profissionais que participam deste primeiro curso voltado para a rede básica de saúde são treinados para que também se tornem tutores na rede e multipliquem as capacitações no atendimento ao RN prematuro atendido no Canguru.
Esse RN, explica Maria de Lourdes, é o que passou pelas três etapas do programa Mãe Canguru, ganhou peso (até 2,5 kg), teve alta e vai para o atendimento nas unidades de atenção básica. Nesse curso atual, são passados para os alunos, em exposições e oficinas práticas, conceitos em RN de baixo peso e muito baixo peso, refluxo gastroesofágico, apneia da prematuridade, controle térmico do prematuro, aleitamento materno, genograma e ecomapa, além das normas de atenção a esses RNs.
Mais de 1 mil capacitados
O programa Mãe Canguru existe no Hospital Geral Roberto Santos desde 2002, e o Centro de Capacitação no Método Canguru, desde 2009. A partir daí, o Centro já capacitou 1.297 profissionais, sendo médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, dentistas, psicólogos, assistentes sociais, dentre outras categorias, além de técnicos em enfermagem, radiologia, nutrição, etc. Os cursos de capacitação em Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso – Mãe Canguru são realizados periodicamente.
O HGRS passa, também periodicamente, por visita institucional do Ministério da Saúde para renovação do credenciamento como referência, e o trabalho do Centro de Capacitação no Método Canguru é regulamentado em Portaria estadual (Portaria nº. 498, publicada no DOE em abril de 2012).
B.F. – Jornalista DRT/BA 1158
/hgrs/mãe canguru
06/12/2024 15:48
06/12/2024 15:46
06/12/2024 15:22