Amanhã, sábado (15), das 8 às 17h, os pais ou responsáveis por crianças de seis meses a menores de cinco anos, devem levar os pequenos a um dos postos de vacinação para que eles sejam imunizados contra a poliomielite e também, caso seja necessário, completem a caderneta de vacinação. Da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, de 15 a 31 de agosto, promovida pelo Ministério da Saúde, via Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), participam os 417 municípios da Bahia.
No estado, serão 3.600 postos de vacinação. Em Salvador, de acordo com as informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) serão instalados mais de 350 pontos de imunização, contando com todos os postos de saúde, que estarão abertos, e locais estratégicos como shoppings, supermercados, escolas, creches, associações, igrejas, terminais rodoviários e estações de transbordo, além de pontos focais como a Biblioteca Central e o Elevador Lacerda.
São 955.417 crianças na Bahia, dentro da faixa etária para serem imunizadas. O Ministério da Saúde determinou que, este ano, 95% da população alvo deverá ser vacinada contra a poliomielite, ou seja, no mínimo 907.698 menores de seis meses a menos de 5 anos.
Campanha de multivacinação
O objetivo da campanha de multivacinação é atualizar o esquema vacinal das crianças, de acordo com o calendário básico estabelecido na caderneta de saúde, contribuindo, desta forma, na redução da incidência das doenças imunopreveníveis. Não há meta pré-estabelecida de crianças a serem vacinadas e de cobertura vacinal a ser alcançada.
Todas as crianças menores de cinco anos deverão ser levadas a um posto de vacinação para que a caderneta de saúde das crianças seja avaliada e o esquema vacinal atualizado. Estarão disponíveis para esta ação, todas as vacinas do calendário nacional de vacinação da criança.
L.S./M.Tb.909-Ba
/vacinação/multivacinação/sábado