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Paciente grave tem prioridade e melhor assistência hoje no HGRS

01/09/2015 21:08

Priorizar o atendimento do paciente mais grave a fim de garantir um atendimento qualificado, otimizar o fluxo de ocupação dos leitos e ampliar a oferta de serviços são o foco principal da gestão do maior hospital público do Norte e Nordeste, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS). As ações que vêm sendo desenvolvidas nesse sentido foram expostas nesta terça-feira (1º) durante entrevista em uma emissora de rádio soteropolitana pelos diretores Antônio Raimundo Pinto de Almeida (Geral) e Hugo da Costa Ribeiro Jr. (Executivo).

Em conversa com os radialistas José Eduardo (Bocão) e Milene Rios no programa “Jornal da Bahia no Ar”, da rádio Metrópole, os diretores abordaram questões como o esvaziamento dos corredores da Emergência Adulto do hospital, onde o acúmulo de macas e leitos improvisados foi sempre motivo de ácidas críticas por parte da imprensa e também dos usuários. “Não há recusa de pacientes, mas o reposicionamento da Emergência. Todos são acolhidos e a triagem é feita por profissionais do Acolhimento Com Classificação de Risco, sendo os casos mais simples encaminhados para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) próxima ao hospital”, informou Antônio Raimundo.

Estratégias

No detalhamento das estratégias adotadas pela nova gestão – os diretores foram empossados em março deste ano – Hugo Ribeiro Jr. apontou um aumento já perceptível do número de atendimentos. “Estamos trabalhando um elemento importante, que é o giro dos leitos. A média de permanência, que era em torno de 27 dias, caiu para 12 dias, o que, já de início, dobra a capacidade de internamento. Estamos agilizando o processo, estratificando o atendimento para as pessoas que, de fato, precisam de nós”.

A importância do acesso referenciado para a melhoria da qualidade da assistência foi destacada por Antônio Raimundo Pinto de Almeida. “Somos um hospital de alta complexidade, com atendimento diverso em muitas especialidades. Se fôssemos atender somente a nossa região, seriam 1,5 milhão de pessoas. É impossível atender todo o estado da Bahia ao mesmo tempo, daí ser muito importante o papel da Central Estadual de Regulação”, avaliou.

Hugo Ribeiro Jr. comentou, ainda, a busca pelo aprimoramento das relações com a rede básica de saúde, estratégica para o bom andamento no atendimento aos pacientes. “Queremos dizer para a população que nosso interesse absoluto é melhorar e qualificar a assistência, dentro da política proposta pelo secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas. A cada dia que passa, a população vai testemunhar a melhoria da qualidade da assistência e a ampliação da oferta de serviços”, concluiu. A convite do radialista, os diretores do HGRS se comprometeram em comparecer para nova entrevista dentro das próximas semanas.

B. F. DRT/BA 1158 / Ascom HGRS
Roberto Santos/entrevista

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