“Igreja Amiga do Peito”. Este é o nome da campanha idealizada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia (Adra Leste), que será lançada amanhã (26), às 10 horas, na sede do bairro da Calçada. Promovida em prol do Banco de Leite Humano (BLH) do Instituto de Perinatologia da Bahia, na ocasião serão entregues cerca de 250 frascos de vidro com tampa plástica, que foram arrecadados pela Igreja, através de campanhas internas. Ainda com o objetivo de apoiar a amamentação e a doação de leite materno, será ministrada uma palestra pela nutricionista e coordenadora do BLH do Iperba, Cibele Corrêa, e pela médica neonatologista do BLH, Ana Luiza Paz.
Os frascos para armazenamento do leite materno devem ser de vidro com tampa plástica, para conservação adequada, seguindo recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Rede Brasileira de Banco de Leite Humano do Brasil (BLH-BR). No entanto, hoje há uma grande dificuldade em encontrar estes recipientes no mercado, visto que os produtos alimentícios, como maionese e café solúvel, dificilmente estão sendo comercializados neste tipo de material.
Banco de Leite Humano do Iperba (BLH)
O BLH do Iperba foi inaugurado em 2009 e realiza ordenha de mães com filhos internados na Unidade Semi-Intensiva, além de realizar coleta de leite humano nas residências das doadoras, com o apoio do 12º Grupamento de Bombeiros Militar (Salvar). A unidade precisa manter um estoque mensal de 40 litros de leite humano para atender os bebês prematuros internados na sua unidade semi-intensiva.
Toda mulher que amamenta pode fazer a doação de leite, basta estar saudável e não tomar nenhum tipo de medicamento que interfira na amamentação. Para doar é preciso apenas ligar para o Bando de Leite Humano do Iperba, através do telefone 3116-5118.
Importância do leite materno
De acordo com o Ministério da Saúde, através do leite materno o bebê recebe anticorpos da mãe para proteção contra diarréia e infecções, além de diminuir o risco de alergias, colesterol alto, diabetes e obesidade. A amamentação é ainda importante para o desenvolvimento da face da criança, para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.
O leite materno deve ser o único alimento do bebê até o sexto mês de vida. A partir dos 6 meses a criança deve receber alimentos complementares e continuar a ser amamentada, no mínimo, até os 2 anos de idade.
Fonte: Ascom do Iperba
Iperba/adventista
05/12/2024 16:18
05/12/2024 14:17
04/12/2024 10:56