1- A partir de que idade a mulher precisa se preocupar com a prevenção?
O Ministério da Saúde preconiza a mamografia a partir dos 50 anos, ferramenta de excelência que pode detectar o Câncer de Mama ainda na fase inicial, ainda em formação de microcalcificações. A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda a partir dos 40 anos. Mulheres que tem história familiar de Câncer de Mama devem realizar mamografia a partir dos 35 anos. Importante lembrar que o exame clínico das mamas deve ser feito por profissional médico e /ou enfermeiro treinados anualmente. Toda mulher deve solicitar ao seu médico ginecologista ou a enfermeira, o exame clinico das mamas a partir dos 20 anos.
Quanto ao auto-exame, já é muito discutido porque quando a mulher consegue palpar é porque o nódulo já está grande. O mais importante é a mulher conhecer a sua mama e conhecer os sinais e sintomas do Câncer de Mama e ficar alerta para procurar o serviço médico quando identificar qualquer alteração.
2- Homens também podem desenvolver este tipo de câncer?
Sim. O homem também pode ter Câncer de Mama, mas para cada 100 mulheres diagnosticadas, apenas um homem é diagnosticado.
3- É verdade que fatores como cigarro, álcool e má alimentação podem ser facilitadores do surgimento deste câncer?
Sim, diversos fatores estão relacionados ao aumento para o surgimento da doença: idade (sobretudo a partir dos 50 anos), fatores históricos, fatores genéticos/hereditários, tabagismo, vida sedentária, menarca precoce e menopausa tardia , nuliparidade, obesidade, alimentação não saudável e o uso de anticoncepcional, sem orientação médica, são fatores de risco para o Câncer de Mama.
4- O que pode causar o câncer de mama?
O Câncer é um desordenamento das células e apresenta um crescimento rápido.
5- Quais são as formas de prevenção da doença?
Prevenção de Câncer não é totalmente possível em função da multiplicidade de fatores relacionados ao surgimento da doença e ao fato de vários deles não serem modificáveis. De uma forma geral, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e estímulos aos fatores protetores. Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco da mulher desenvolver o Câncer de Mama. O que deve ser feito é a detecção precoce.
6- Em caso de diagnóstico positivo, como a pessoa deve proceder?
Procurar imediatamente o médico solicitante dos exames. Existe a Lei 12.732 que garante a todo paciente portador de Câncer a iniciar seu tratamento até 60 dias após a confirmação diagnóstica. Isto é com todos os exames: Mamografia, USN, biopsia e/ou exame histológico (Anatomia Patológica)
7- O que os pacientes devem saber para se preparar para esta etapa?
Conhecer os sinais e sintomas para buscar seu tratamento o mais rápido possível e conhecer a lei que garante o seu tratamento. É muito importante o envolvimento da família e amigos para fortalecer a paciente ajudando assim ela enfrentar o tratamento. Vale a pena ressaltar que o Câncer de Mama tem cura portanto, a mulher deve se cuidar e ficar atenta . Todos os meses são cor de rosa e a mulher deve realizar a mamografia anualmente. A Lei 11664 garante à mulher a mamografia de rastreamento anual a partir de 40 anos. Mulheres na faixa etária abaixo dos 40 anos podem realizar a mamografia diagnóstica.