Notícias /

Rastreamento do câncer de mama está sendo feito em cinco municípios

09/11/2015 17:54

Dando continuidade às ações da estratégia itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informa que hoje (09/11), as carretas estão nos municípios de Teixeira de Freitas, Coração de Maria, Serra Preta, Riachão do Jacuípe e Rafael Jambeiro. Nesta etapa, a meta é realizar mamografias em 9.300 mulheres, dentro da faixa indicada de 50 a 69 anos.

A estratégia itinerante, que começou em agosto, já realizou 46.846 mamografias. O diferencial desta estratégia é o acompanhamento das mulheres com imagens inconclusivas após a mamografia, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento. Na Fase I, as mulheres são identificadas pela Atenção Básica do município e encaminhadas para o exame em unidade móvel que irá a cada região pactuada.

O principal objetivo neste momento é mobilizar a população para a importância da detecção precoce do câncer de mama, uma das causas mais frequentes de morte em mulheres. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados para a Bahia 2.560 novos casos de câncer de mama, dos quais 980 ocorrerão em Salvador, somente este ano.

O Ministério da Saúde preconiza a mamografia a partir dos 50 anos, ferramenta de excelência que pode detectar o câncer de mama ainda na fase inicial, ainda em formação de microcalcificações. De acordo com os especialistas, diversos fatores estão relacionados para o surgimento da doença: idade (sobretudo a partir dos 50 anos), fatores históricos, fatores genéticos/hereditários, tabagismo, vida sedentária, menarca precoce e menopausa tardia, nuliparidade, obesidade, alimentação não saudável e o uso de anticoncepcional, sem orientação médica, são fatores de risco para o câncer de mama.

Ascom/Sesab

/saúde sem fronteiras/09-11-2015

Notícias relacionadas