As acompanhantes dos pacientes internados no Hospital Estadual da Criança (HEC) têm a opção de realizar uma oficina de geração de renda durante o processo de internamento. A atividade é realizada desde 2011, pelo Serviço de Terapia Ocupacional da unidade hospitalar, em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC).
Realizada sob supervisão da terapeuta ocupacional do HEC, Vânia Silva, a oficina começou a ser realizada como proposta interdisciplinar de Neonatologia do Grupo Aconchego. Devido à procura, a oficina abrange, atualmente, as acompanhantes das unidades fechadas de neonatologia e berçário, bem como das unidades de Pediatria (UTI PED A e UTI PED B).
“O objetivo da oficina é contextualizar as atividades instrumentais de vida diária (trabalho), oferecendo uma contribuição transformadora através da ampliação de recursos pessoais para o enfrentamento da atual rotina que se estabelece durante o processo de internação”, explica Vânia Silva.
A terapeuta ocupacional acrescenta que “dentro da lógica atual de saúde, considera-se essa intervenção uma ação voltada à prevenção e promoção da saúde favorecendo ainda mais para a qualidade de vida dos acompanhantes”.
Atualmente, os grupos acontecem nas manhãs das terças-feiras, com duração de aproximadamente 2 horas, e uma freqüência que varia de 12 a 19 participantes por semana.
Ascom do HEC
Hospital da Criança/oficina
25/11/2024 11:03
22/11/2024 14:58