Pensar estratégias para sensibilizar os profissionais, residentes e estagiários do Hospital Geral Roberto Santos a respeito do uso racional dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e para o treinamento e capacitação em medidas de biossegurança é o principal objetivo de uma equipe formada por representantes de diversos setores e serviços que vêm se reunindo na busca de soluções para um problema que afeta a todos: o desperdício de materiais.
A ideia central é promover uma “blitz itinerante” com o uso de material educativo para orientar os profissionais e ocupar espaços já existentes, como a “Quinta do Saber” – atividade regular de treinamento do pessoal da Enfermagem, que acontece uma vez por mês – e atividades com a temática Segurança do Paciente. A meta inicial é reduzir em 20% o consumo de materiais descartáveis, como luvas, máscaras, capas, caixas de material perfurocortante, etc.
“Temos que nos reeducar internamente, e promover a economia de materiais de uma forma geral. Com educação e treinamento, os profissionais podem mudar o seu comportamento”, acredita Rogério Ribeiro, coordenador de Padronização de Materiais. Banners, folders, palestras, são várias as estratégias pensadas para a sensibilização pela via da informação.
A equipe multiprofissional conta com profissionais da CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar), Serviço Integral de Assistência a Saúde do Trabalhador (SIAST), Educação Permanente, Diretoria de Enfermagem, Assessoria de Comunicação Social (Ascom), Logística e Coordenação de Fisioterapia (Corfis). Outros setores e serviços interessados também poderão ser integrados à equipe, que deve se reunir novamente no dia 21 deste mês, próxima segunda-feira, às 14 horas, no andar Intermediário.
B.F. DRT/BA 1158
/hgrs/biossegurança
14/10/2024 13:25
22/12/2023 13:53