As sessões de atualização em diabetes que a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia(Cedeba)/Coordenação de Educação em DM e Apoio à Rede (Codar), promove na primeira terça-feira de cada mês serão realizadas este ano de março a dezembro. As sessões, no auditório Raimundo Perazzo, do Centro de Atenção à Saúde (CAS), acontecem das 9 às 12 horas.
Segundo a coordenadora da Codar, Graça Velanes, as sessões têm como objetivo atualizar os temas referentes ao cuidado do diabetes diante de conteúdos científicos (protocolos assistenciais), oportunizar discussões de experiências exitosas das unidades de saúde; fortalecer a missão do CEDEBA que é de qualificação dos trabalhadores/ SUS, motivar os trabalhadores do SUS para a realização de eventos de mobilização comunitária e possibilitar encontros mensais com representantes dos Núcleos Regionais de Saúde
Programação
A primeira sessão será realizada no dia 1º de março com o tema “Traçando Prioridades para o Auto Cuidado da Monitoração da Glicemia”. No dia 5 de abril o tema será “Quando Indicar o Uso de Análogos de Insulinas? Protocolo de Dispensação da Sesab.” Sistema Integrado de Bomba de Insulina com CGM: (monitorização continua de glicose): como indicar e como funciona será o tema da sessão do dia 3 de maio”. No dia 7 de junho, o tema será “O Atendimento Dietético no DM: – Mitos e Verdades sobre Alimentos para portadores – DM – Lista de Substituição de Alimentos no Tratamento do DM.
Uma Mesa Redonda sobre “Retinopatia e Diabetes – Retinopatia Diabética:como reconhecer e tratar-Mutirão do Olho:uma experiência exitosa do Hospital de Olhos Beira Rio (Itabuna/Bahia) será o tema da sessão do dia 5 de julho. No dia 6 de agosto, o tema da sessão será “Prevenção de Doença Cardiovascular no diabetes”. “A Contribuição da Psicologia no Cuidado das Pessoas com DM e suas Alterações da Imagem Corporal” estará em discussão na sessão do dia 6 de setembro. A sessão do dia 4 de outubro destacará o tema “Recomendações sobre o Uso de Estatina em Pessoas com Diabetes”. No dia 1º de outubro o destaque será para o tema “Comemorações do Dia Mundial do Diabetes nas Unidades de Saúde”. A programação será encerrada no dia 6 de dezembro com a sessão “Peculiaridades da Hipertensão Arterial no Diabetes”.
Participação
Para participar das sessões, não há necessidade de inscrição previa. Por se tratar de sessão aberta, não é fornecido atestado de comparecimento. A fim de ter acesso ao estacionamento, é importante imprimir o email do convite para apresentar ao vigilante na entrada do CAS.
De acordo com a coordenadora da Codar é muito importante socializar as informações sobre as sessões entre os colegas das unidades de saúde. Ela também destaca a importância da apresentação nas sessões de experiências exitosas nas unidades de saúde. Para isso, o responsável deve entrar em contato com a Codar, fazendo o agendamento, no prazo mínimo de dois meses para possibilitar o ajuste do calendário/tema. Muito importante também é acessar o site do Cedeba www.saude.ba.gov.br/cedeba para acompanhar a programação diante da possibilidade de eventuais mudanças no cronograma/temas.
Ascom Cedeba
/cedeba/cronograma