Para ampliar os serviços de saúde na rede pública de todo País, como abrir novos leitos hospitalares, ou melhorar a qualidade de assistência, se faz necessário, via de regra, de dinheiro. Mais do que isso, de novos recursos. Os diretores dos hospitais Ernesto Simões, em Salvador, e Luiz Viana Filho, em Ilhéus, buscaram um caminho diferente e estão modernizando as unidades estaduais.
De acordo com o diretor geral do Hospital Geral Luiz Viana Filho, Cláudio Moura, uma parceria com o Ministério Público do Trabalho contribuiu com a melhoria do atendimento para a população da região de Ilhéus. “Recebemos a doação de materiais e equipamentos no valor aproximado de R$ 250 mil e, com isso, reformamos duas enfermarias cirúrgicas de seis leitos”, afirma o diretor, que ressalta ainda os novos passos: “Reformaremos toda a clínica cirúrgica e parte da enfermaria clínica até instalar quarenta camas, 20 aparelhos de ar condicionado, macas fixas e de roda, além de suportes de soro, cadeiras de banho e diversos outros itens”, conclui Cláudio Moura.
O diretor administrativo do Hospital Geral Ernesto Simões, Marco Alabi, também conta que a parceria com outros entes públicos são fundamentais para prolongar os efeitos positivos da aquisição de bens com dinheiro público. “A saúde é um setor intensivo em serviço, onde 24 horas, sete dias por semana, os equipamentos são utilizados e a reposição, portanto, deve ser periódica”, pontua o diretor que se habilitou a dois lotes de bens do Tribunal Regional Eleitoral e deve retirá-los até a próxima semana. “São 85 aparelhos de ar condicionado, equipamentos de informática, além de dois veículos, sendo um deles uma caminhonete cabine dupla a diesel. São bens com valor aproximado de R$ 290 mil, mas que estão em excelente estado de uso”, complementa Marcos Alabi.
Para o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, a iniciativa dos gestores de firmarem parcerias e buscarem oportunidades que visem a melhoria do bem-estar da população devem ser replicadas. “Estimulamos abordagens diferenciadas, pois em um cenário nacional de subfinanciamento da saúde pública, as parcerias são fundamentais para contribuir com a melhoria da assistência. E, no sentido de profissionalizar a gestão, a secretaria promoveu em 2015, um curso de Gestão Hospitalar com duração de seis meses, onde abordou-se temas que vão da humanização à economia”, destaca o secretário.
Curso
No conteúdo programático do curso, a variedade reflete a complexidade da gestão hospitalar: administração, corpo clínico, acolhimento e humanização, economia na saúde (gestão financeira, planejamento e orçamento, noções de custos, faturamento SUS), marketing hospitalar, documentação legal, serviços estatísticos, relacionamento com órgãos como Procuradoria Geral, Tribunal de Contas e Corregedoria, auditoria do SUS, exigências da Vigilância Sanitária, relacionamento com Central de Transplantes e Hemoba, administração de materiais, engenharia clínica e manutenção, tecnologia da informação, gestão de contratos, gestão do SUS, hotelaria, higienização e lavanderia, coleta seletiva.
Foto: Enfermaria do Hospital Geral Luiz Viana Filho (Ilhéus)
Sesab/Ascom
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