Notícias /

Mais de 1.300 pacientes atendidos na UTI Pediátrica A do HEC nos últimos cinco anos

22/01/2016 12:20

Exatos 1.319 pacientes foram atendidos na UTI Pediátrica A do Hospital Estadual da Criança (HEC), ao longo dos últimos cinco anos. Em funcionamento desde o final de setembro de 2010, o setor admitiu 59 crianças neste ano citado, 184 em 2011, 160 pacientes em 2012, 244 em 2013, 214 crianças em 2014 e 458 pacientes em 2015.

Dentre as patologias apresentadas pelos pacientes admitidos na Unidade de Terapia Intensiva do HEC estão: pneumonia, TCE/politrauma, casos cirúrgicos, cardiopatias congênitas, casos de pacientes oncológicos, intoxicação exógena e cetoacidose diabética.

Para a coordenadora do setor, a enfermeira Uliana Catapano, o número de admissões é considerado respeitável, uma vez que a unidade dispõe de apenas 10 leitos. “Ficamos contentes com o total de admissões e torcemos para poder atender ainda mais crianças ao longo deste ano. Sempre estamos em plena capacidade de funcionamento, e a equipe é totalmente empenhada para atender os pacientes que aqui chegam da melhor forma possível em um menor espaço de tempo, a fim de promover a segurança dos mesmos”, afirma.

Sobre a UTI Pediátrica A

O setor dispõe de um coordenador médico, três médicos diaristas, 17 médicos plantonistas, 10 enfermeiros assistenciais, 25 técnicos de enfermagem e sete fisioterapeutas, além de auxiliares de higienização, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, assistente social e terapeuta ocupacional.

A Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica é um serviço de internação dotado de estruturas assistenciais que possuam condições técnicas adequadas à prestação de assistência especializada, incluindo instalações físicas, equipamentos e recursos humanos. Engloba também a UTI Pediátrica B, que trata pacientes com perfil diferenciado – crianças com patologias que demandam internação prolongada em UTI.

Ao todo, a UTI Pediátrica do HEC dispõe de 20 leitos (10 na A e 10 na B), compostos por berço aquecido; monitor multiparamétrico a beira do leito com monitorização 24 horas; ventilador mecânico para cada leito, bomba de seringa 1,0/leito; bomba de infusão 3,3/leito; pontos de oxigênio; ar comprimido e vácuo para cada leito; poltrona reclinável para acompanhante em cada leito; aparelho para diálise peritonial e hemodiálise; eletrocardiógrafo, raio-X e ultrassom portáteis no setor, além dos materiais de uso comum.

Ascom HEC
/hec/pediatria

Notícias relacionadas