A III Mostra de Estagiários do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba) será realizada no próximo dia 10 de março, a partir das 8 horas, no auditório do Centro de Atenção à Saúde (CAS). A atividade é de grande importância, na avaliação da coordenadora de Ensino e Pesquisa do Cedeba, endocrinologista Jeane Sales Macedo, “por ser uma oportunidade em que conseguimos reunir os três atores envolvidos no estágio: o aluno, a instituição de ensino superior e os professores que fazem o acompanhamento dos estagiários”.
Para os alunos, segundo Jeane Sales Macedo, é um momento para compartilharem experiências que viveram no âmbito do estágio. Nas apresentações, às vezes, os estagiários apresentam soluções, sugestões e caminhos que passam a ser incorporados pela assistência. A Mostra permite, também, unir estudantes de diferentes cursos da área de saúde num mesmo espaço e momento, sendo, portanto, muito enriquecedor, na avaliação da coordenadora de Ensino e Pesquisa do Cedeba.
Aprovada
A idéia da Mostra foi tão bem recebida pela Escola Estadual de Saúde Pública – faz a integração entre o Cedeba e as universidades para o programa de estágio – que passou a ser adotada por outras unidades que também recebem estagiários, segundo Jeane Sales Macedo.
A III Mostra reúne estagiários dos cursos de Nutrição, Efermagem, Serviço Social, Farmácia e Fisioterapia e mais estagiários do Programa Permanecer SUS, voltado para a Humanização do Atendimento. Os alunos procedem de universidades públicas e privadas: UFBa, Uneb, FTC e UCSal.
Para a coordenadora do Serviço de Ensino Multprofissional – Semult – do Cedeba, Amália Caldas Porto, “o Cedeba é um campo de estágio muito rico, que possibilita grande crescimento pessoal e profissional. A integração da equipe multidisciplinar é também muito importante para o estagiário. “Por ser o Cedeba um centro de referência que atende pacientes da capital e do interior, possibilita uma visão bem ampliada da realidade”, pontua Amália Porto.
Amália Caldas Porto ressalta, também, a importância do Permanecer SUS, que visa à humanização e a melhoria do atendimento, com ênfase na escuta e acolhimento dos usuários, a fim de fortalecer a Política Nacional de Humanização (PNH). “O Permanecer SUS é uma proposta nova, diferente do estágio obrigatório. Bom para usuários e para os estudantes, que podem conhecer e participar mais intensamente a realidade do SUS”, destacou.
A.M.V. Mtb 694/Ba
Cedeba/mostra