Em clima de alegria, mas com o compromisso de fazer a coisa certa que a equipe do faxinaço da Secretaria Municipal de Saúde trabalhou duro na manhã desta quarta-feira, no bairro Pedro Gerônimo, em Itabuna. A ação, que conta com o apoio e a participação de equipes da Secretaria de Saúde da Bahia, integra a campanha de enfrentamento ao Aedes aegypti e consiste na sensibilização dos moradores para não deixar água parada em vasilhames, mesmo que seja numa simples tampa de garrafa. A orientação também é para que as famílias cubram tanques e caixas d’água com telas, preferencialmente, para evitar que mosquito deposite OS ovos.
Os participantes também recolheram lixo em terrenos baldios e quintais e alertaram as famílias sobre o perigo que representa a presença do mosquito adulto, que tem feito vítimas todos os dias, superlotando de pacientes o QG de Combate ao Mosquito, montado pela Prefeitura de Itabuna para atendimento, e os hospitais da cidade. A mobilização no Pedro Gerônimo ganhou reforço de um mini trio elétrico, de um trator e de caçambas que saiam lotadas de lixo e entulhos recolhidos pelos operários.
Coordenadores e estudantes do Projeto Viv A-Rte também ajudaram a distribuir panfletos e um calendário onde as pessoas podem marcar o dia da semana em que fizeram a inspeção de suas casas. Usando apitos, as crianças e adolescentes fizeram bastante barulho para “dizer às pessoas que já passou da hora de acordar e acabar com os focos do mosquito em suas casas”, como destacou o estudante Alan Souza, 13 anos de idade.
A coordenadora do projeto Viv A-Rte, Dayse Santos, explicou que a participação dos alunos numa ação como a que vem sendo realizada pela Secretaria Municipal de Saúde faz parte do compromisso social e da responsabilidade juvenil de cada um. “Essa mobilização é importante para a comunidade e para os alunos que têm a oportunidade de vivenciar na prática as ações de cidadania e de solidariedade”, assinalou.
Esta é a segunda vez que a Secretaria Municipal de Saúde promove faxinaço em um bairro de Itabuna. O primeiro aconteceu na semana passada no Bairro São Caetano. Pelo projeto faxinados acontecerão todas as quartas feiras, tendo como prioridade bairros com alto índice de infestação predial do mosquito e de notificações das arboviroses (dengue, chikungunya e zika vírus) provocadas pelo Aedes aegypti.
O faxinaço mobiliza servidores das secretarias municipais de Saúde, de Transporte e Trânsito e da Sedur, da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) e da associação de moradores do bairro, Governo do Estado e de empresas como a Águia Branca.
“Estamos usando todas as armas possíveis de mobilização e buscando alternativas para o fortalecimento das ações de enfrentamento ao mosquito. O município enfrenta uma epidemia e não vamos parar até que a situação seja normalizada em Itabuna”, afirma o secretário. Ele diz ainda que a gestão pública está fazendo a sua parte, mas é preciso que os moradores dos bairros e centro da cidade se juntem como verdadeiros combatentes. “Só assim poderemos vencer essa guerra contra o mosquito, cuja vitória será de todos nós”, concluiu.
Secom
/dengue/Itabuna faxinaço