No Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), a partir de abril, pacientes e seus familiares ganharão reforço importante para a saúde: informação. É o Projeto “Caravana da Saúde”, uma atividade regular com a participação de estagiários da área de saúde. A nova ação foi planejada em razão do sucesso da experiência “Caravana Azul”, realizada no mês de novembro, integrando a programação do Dia Mundial do Diabetes.
A concepção da “Caravana da Saúde” e a sua operacionalização foram apresentadas hoje pela coordenadora da Codar (Coordenação de Educação e Apoio à Rede), Graça Velanes, a um grupo de estagiárias com avaliação inicial muito positiva. Para Cariele Souza, aluna do 10º semestre de Psicologia da Faculdade Rui Barbosa, “trata-se de uma proposta nova, muito interessante, que levará ao pacientes informações sobre sua doença e também sobre seus direitos, no caso dos pacientes com diabetes. A estagiária de Serviço Social, aluna da UFBa, também está muito confiante na experiência,observando que para maior sucesso “teremos que usar linguagem simples que chegue ao paciente”.
Trabalho itinerante
Com a Caravana da Saúde, a informação chegará onde o paciente estiver, porque será um trabalho de natureza itinerante pelos diversos setores do Cedeba, com o propósito de ampliar a educação em saúde para o paciente e seus familiares. Será mais amplo do que a “Caravana Azul”, porque objetiva fortalecer o auto cuidado em diabetes, obesidade, hipertensão e distúrbios de tireóide. A Caravana também levará informações sobre direitos e deveres dos diabéticos enquanto cidadãos, conforme legislação especial.
Como o Cedeba recebe pacientes de toda a Bahia, a maioria chega muito cedo e permanece muito tempo na unidade. A Caravana da Saúde vai possibilitar a troca de experiências entre usuários e a captação de usuários para os grupos de educação Doce Conviver e Ajuste Glicêmico.
Os estagiários desenvolverão diariamente encontro com os usuários nos corredores do Cedeba, fazendo uma abordagem lúdica. Eles cumprirão escala pela diversas salas de espera, definidos como “um ponto de encontro com você e os estagiários do Cedeba”. E ainda outra mensagem de grande importância que traduz a preocupação do projeto com o fortalecimento da Educação: “A Caravana passa. Seu conhecimento fica”.
O projeto também prevê Roda de Conversa sobre temas de saúde, com a utilização de material didático, como álbum seriado, por exemplo, para facilitar a aprendizagem e motivar os pacientes e seus familiares para saberem mais sobre saúde.
A.M.V. Mtb 694/Ba
Cedeba/caravana