O secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, realizou visita, nesta segunda-feira (04), às instalações, equipamentos e máquinas do Centro de Formação da SDR, em Itapuã, com o objetivo de verificar as ações realizadas para combater a multiplicação do mosquito Aedes Aegypti.
A ação integra a programação do Mutirão da SDR para combater o mosquito transmissor da zika, dengue, chikungunya, que está sendo realizada no período de 04 a 08 de abril, em todas as unidades da secretaria no estado.
De acordo com Rodrigues, é uma determinação do governador da Bahia, Rui Costa, que, em todos os espaços públicos do Governo do Estado, sejam tomadas medidas para evitar a multiplicação do mosquito Aedes aegypti, por meio de uma ação coordenada pela Secretaria Estadual de Saúde e faz parte de uma ação integrada das secretarias de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Saúde.
“Nesta semana, estamos intensificando essa ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, nos espaços da SDR aqui na capital e no interior, promovendo eventos, não só nos espaços da secretaria, mas realizando também um trabalho de conscientização com os moradores das propriedades vizinhas aos Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar (SETAFs) e ainda com palestras nas escolas e outros locais públicos, além do trabalho realizado pelos técnicos”, ressaltou.
Segundo o coordenador do Centro de Formação da SDR, Leonardo Simioni, entre as ações realizadas estão um controle semanal de toda a área. “Realizamos a limpeza das áreas verdes, recolhendo materiais plásticos, limpeza das caçambas, inclinação das tubulações dos kits de irrigação e outras ações que impeçam a formação de reservatórios de água parada, além de um trabalho de conscientização com as pessoas que trabalham no local”.
Confira algumas das ações que serão realizadas durante o mutirão nos territórios baianos:
• SETAF Médio Sudoeste da Bahia:
– Colocação de lonas para cobertura de sucatas. Palestras em escolas e sugestão de gincanas escolares com esse objetivo.
– Interlocução com os Núcleos Regionais de Educação (NREs).
• SETAF Sertão Produtivo:
– Palestra, distribuição de panfleto e mutirão de limpeza para a retirada de possíveis focos.
• SETAF Bacia do Rio Corrente:
– Palestras nas Escolas Agrícolas do Centro Territorial de Educação Profissional.
– Distribuição de folders, panfletos informativos.
– Vistorias nas escolas, entre outras atividades.
• SETAF Metropolitano:
– Patrulha no Quilombo do Quingoma com palestra de membro da Secretaria da Saúde sobre o combate ao mosquito.
• SETAF Agreste Baiano e Litoral Norte:
– Palestra e mutirão de limpeza.
• SETAF Vale do Jequiriça:
– Dia de conscientização com panfletagem, práticas e manejos de controle do mosquito Aedes Aegypti.
• SETAF Sisal:
– Panfletagem com orientação.
• SETAF Litoral Sul:
– Palestra, distribuição de panfletos e mutirão de limpeza para a retirada de possíveis focos.
• SETAF de Bacia do Paramirim:
– Articulação com as secretarias Municipais de Agricultura e Saúde de Macaúbas para a realização de um trabalho de distribuição de materiais informativos em mais de 60 escolas da zona rural do município.
• SETAF Sudoeste:
– Articulação com as secretarias Municipais de Agricultura e Saúde para a realização de um trabalho de distribuição de materiais informativos.
• SETAF Bacia do Rio Grande:
– Distribuição de material informativo, associado às ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), a exemplo da emissão de Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAPs) para os agricultores familiares.
Fonte: Ascom SDR