O mês de setembro, chamado “Setembro Verde”, é o mês dedicado à Campanha de Incentivo à Doação de Órgãos, em função do dia 27, dedicado aos santos gêmeos, Cosme e Damião, considerados patronos dos transplantes e apontados como responsáveis pelo primeiro transplante realizado no mundo – o transplante de uma perna, retratado por um pintor espanhol do século XVI, em tela que se encontra exposta no Museu do Prado. Para assinalar a passagem da data, a Secretaria da Saúde do Estado, por meio do Sistema Estadual de Transplante, diversas ações, entre elas a promoção de feiras de saúde, stands de orientação sobre a doação de órgãos e a prevenção de doenças que podem indicar um transplante, seminários para profissionais da área de saúde, Caravana da Vida, pontos de distribuição de material informativo, caminhadas em vias públicas e um passeio de bicicleta. As ações acontecerão em Salvador e diversos municípios do interior do Estado.
Na Bahia, no primeiro semestre desse ano, foram contabilizadas 78 doações múltiplos órgãos e 317 doações de córneas, possibilitando a realização de 26 transplantes de fígado, 168 de rins e 385 de córneas. No mesmo período, foram disponibilizados dois vôos do GRAE, 33 vôos da Casa Militar da Bahia e um vôo da Força Aérea Brasileira (FAB) para transporte de equipes e órgãos para captação de órgãos e transplantes na Bahia. Comparando o primeiro semestre de 2018 com o mesmo período desse ano, foi registrado um crescimento de 30% no número de doações efetivas, 30% no número de transplante renal e uma redução de 20% no número de pacientes na fila de espera por córnea.
Atualmente, existem três pacientes na lista de espera para transplante de fígado, 636 para transplante de córnea e 1.034 para transplante de rim. De acordo com Rita de Cássia Pedrosa, coordenadora do Sistema Estadual de Transplantes, da Secretaria da Saúde do Estado, a negativa familiar e o desconhecimento da sociedade sobre o processo de doação são alguns dos principais obstáculos para o aumento no número de transplantes.
“Por não conhecerem como se dá a doação, muitas famílias negam”, pontuou América Carolina Brandão, coordenadora de Central Estadual de Transplantes, acrescentando que a Sesab desenvolve um constante trabalho de conscientização, buscando reduzir as negativas das famílias à doação. Durante todo o ano passado, foram registradas 133 doações de múltiplos órgãos e 518 doações de córneas. Foram feitos 49 transplantes de fígado, 206 de rim e 514 de córnea.
Programação
A Campanha de Incentivo à Doação de órgãos será aberta no dia 6 de setembro, em diversos locais, como o terminal Rodoviário de Salvador, terminal Marítimo (Ferry e lanchinha) em Salvador, Estação Ferroviária da Calçada, praças de pedágios em toda a Bahia, postos da PRF na BR 101 (Feira de santana, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas, Teixeira de Freitas, Itabuna, BR 242 (Seabra e Barreiras) e Batalhão da PM/BA nos municípios de Alagoinhas, Itabuna, Irecê, Guanambi e Jequié. Nesses locais, das 10 às 16 horas, serão montados stands oferecendo serviços de aferição de pressa arterial, glicemia capilar e controle de peso, orientação para prevenção de doenças que podem indicar um transplante e informações sobre a importância da doação de órgãos.
No dia 21, acontece uma Feira de Saúde, na Praça da Revolução, em Periperi, das 9 às 14 horas. No 22, passeio de bicicleta e stand informativo ocupam a avenida Magalhães Neto, das 8h30 às 12 horas, enquanto no dia 27, as atividades serão na Praça da Piedade, das 9 às 14 horas. Em parceria com outras instituições, como o Sindicato e Cooperativas do Estado da Bahia, Associação Renal de Salvador, acontecem ações nos dias 28 e 29, respectivamente no Dique do Tororó e no Farol da Barra.
Ascom/Sesab
Central Transplante/setembro
27/09/2024 16:47
27/09/2024 16:15
27/09/2024 15:20