Servidor do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), o psicanalista Lucas Jersy conduzirá, neste domingo (8), um debate após a sessão de estreia do filme A Tabacaria, que acontecerá às 16h55, na Sala de Arte do Cinema do Museu Geológico (Corredor da Vitória). Trata-se de uma atividade de extensão do Seminário de Psicanálise do HGRS, em que seus frequentadores poderão pagar meia-entrada.
O filme A Tabacaria, conforme adianta Lucas, se passa na Viena ocupada pelo nazismo alemão da década de 1931 e tem Freud como personagem coadjuvante. “Esse é o mesmo ambiente em que Freud escrevia seu Manuscrito Inédito, de 1931, que vem sendo estudado no Seminário de Psicanálise do Hospital Roberto Santos”, conta ele, que acrescenta: “o texto, originalmente excluído das Obras Completas de Freud e dado como perdido, foi recentemente reencontrado e é um prefácio a uma biografia do presidente norte-americano Woodrow Wilson, principal responsável pelo insucesso do Tratado de Versalhes, que, por sua vez, foi o adubo que fez germinar o nazismo na Alemanha”.
Tanto o debate quanto a sessão são abertas ao público em geral. O trailer legendado do filme pode ser conferido no link http://bit.ly/TrailerATabacaria.
Seminário de Psicanálise – O Seminário de Psicanálise do HGRS é realizado semanalmente, sempre às segundas-feiras, às 16h30, na sala 118 (2º andar do prédio anexo ao hospital). Aberta ao público interessado, a atividade consiste na leitura de textos fundamentais para a clínica, com foco nos textos de Freud que são tidos como inéditos por terem sido excluídos das ‘Obras Completas’.
Ambulatório de Psicologia – O Serviço de Psicologia do Ambulatório do HGRS funciona no prédio anexo ao hospital, na sala 38, nos períodos matutinos e vespertinos de segunda a sexta-feira. Oferece tratamento psicanalítico a pacientes já atendidos por outras especialidades na unidade.