Tornar as unidades de saúde sustentáveis é um dos desafios dos gestores e profissionais que atuam na área. Esse tema está sendo discutido hoje e amanhã, no I Seminário Baiano Hospitais Saudáveis. O evento, que contou com a presença do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, durante a abertura, está sendo realizado no auditório do Hospital Santa Izabel, em Salvador. O encontro tem como tema, os desafios: “A Saúde Pelo Clima”, “Resíduos de Serviço de Saúde” e “Compras Sustentáveis no Setor Saúde”.
De acordo com os organizadores do evento, a ideia é criar um espaço de reflexão crítica com profissionais do setor de assistência e suporte à saúde e de vigilância sanitária, gestores públicos, legisladores, organizações ambientalistas, pesquisadores, acadêmicos e demais profissionais com interesse no assunto e encorajar organizações de saúde a tomarem medidas concretas para minimizar os efeitos das mudanças climáticas, aprimorar a gestão de resíduos de saúde e implementar medidas de compras sustentáveis em defesa da saúde pública ambiental.
O secretário Fábio Vilas-Boas destacou que na Secretaria da Saúde do Estado, a gestão está comprometida com a criação de estrutura hospitalares saudáveis e sustentáveis. “Todas as unidades construídas nos últimos quatro anos são equipamentos com esta vocação. Todos possuem sistema de água de reuso e possuem arborização, de modo a garantir um ambiente agradável”, pontua.
Esse compromisso apresentado pelo Secretário foi ao encontro dos dez objetivos da Agenda Global Hospitais Verdes e Saudáveis expostos na palestra de abertura. Entre eles estão a redução do consumo de água e o cuidado na concepção de projetos de hospitais.
Ascom Sesab